Poupatempo mantém mutirões aos sábados para renovação da CNH

Com a retomada do calendário de vencimento das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), que havia sido suspenso durante o período mais crítico da pandemia, os documentos vencidos entre maio e junho de 2020 devem ser renovados até dia 31 de janeiro deste ano.

Para garantir que os cidadãos possam regularizar a CNH antes do novo prazo de vencimento, o Poupatempo realizará, em todos os 100 postos do programa, um novo mutirão que vai acontecer nos próximos sábados deste mês. No total, cerca de 30 mil vagas serão distribuídas entre os dias 15, 22 e 29 de janeiro. A grade de agendamento para o primeiro dia de ação abre na manhã desta quarta-feira (12).

Dhoje Interior

O serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento prévio, que deve ser feito nos canais digitais de forma gratuita. A prioridade é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.

“Vamos iniciar 2022 oferecendo o primeiro mutirão para renovação de CNH. E para garantir que os cidadãos consigam regularizar o documento a tempo, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, ampliou a grade de atendimento para esse serviço”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo. “Fica aqui nosso alerta aos motoristas: não deixem para a última hora, estejam atentos ao calendário de vencimento da sua habilitação” reforça.

A renovação simplificada pode ser feita pelos canais digitais do Poupatempo, como o portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento, além das plataformas eletrônicas do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

Entre janeiro e dezembro de 2021, aproximadamente 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, 4,5 milhões de solicitações, cerca de 65%, foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo.

Da Redação