Poty completa 70 anos de história e amplia projeção nacional

Uma das empresas mais tradicionais da região, a Bebidas Poty completa neste sábado (23) 70 anos de fundação. Com fábrica em Potirendaba e uma área construída de 32.000 m², a Poty hoje possui 11 linhas de produção, mais de 90 produtos (refrigerantes, águas, sucos, chás, energéticos, etc) e emprega mais 850 colaboradores.

A Poty foi fundada em 1951 pela família Neves com uma modesta fábrica no centro do Potirendaba. Em 1977, passou a ser administrada pela família Franzotti. “Nós tínhamos uma gráfica em Tabapuã e transferimos ela para Potirendaba. Como ficava perto da Poty, eu, meu pai e meu irmão vimos uma oportunidade de negócio. Com isso, em 1977 vendemos nossa casa para comprar a Poty”, contou o presidente da empresa José Luiz Franzotti.

Dhoje Interior

Na época, a Poty contava com cerca de 20 funcionários e tinha uma produção de 400 caixas por dia. Hoje a empresa produz 2,5 milhões de pacotes com bebidas por mês. Em 1993, a empresa se transferiu para um parque industrial de 11 hectares, onde permanece até hoje.

Franzotti falou sobre o processo de expansão da Poty para fora da região. Atualmente ela possui uma fábrica da Sabores Vegetais do Brasil em Manaus (AM), centros de distribuição em diversas cidades no interior e representantes em mais de 24 mil pontos de venda em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

“Nós ainda nos enxergamos como uma empresa regional, mas começamos a ter um grande crescimento há cerca de 8 anos quando começou uma pressão para que as empresas fossem mais formais. Outro fator que também impulsionou nosso crescimento foi quando começamos a produzir para terceiros”, comentou.

O presidente falou sobre o impacto da empresa em Potirendaba e também na área de cultura e esportes, já que a Poty realiza diversos patrocínios. “A Poty contribui diretamente para a cidade de Potirendaba através os impostos que são arrecadados e para a geração de empregos, além de gerar vagas indiretamente para outros setores, como o de transporte. Quanto aos patrocínios, nós começamos investindo no Mirassol há 12 anos e tivemos uma grande visibilidade. Desde então, aumentamos nossa verba para publicidade e temos parcerias com 12 clubes hoje”, afirmou.

Franzotti ainda comentou sobre o impacto da pandemia e o futuro da Poty. “Mesmo com bares e restaurantes tendo passado por dificuldades, nós tivemos em 2020 o melhor ano da nossa história e vamos fechar 2021 com um saldo positivo também. Temos diversos projetos, mas acredito que o caminho daqui para frente seja com produtos saudáveis, desde o conteúdo até a embalagem, que já totalmente reciclada no caso das nossas garrafas pet”, afirmou.

Para celebrar os 70 anos será realizada neste sábado (23) a partir das 8h uma missa de ação de graças na Capela de Nossa Senhora que fica na área do parque industrial da empresa. Durante a manhã a Poty estará de portas abertas para visitantes que queiram conhecer as instalações da indústria e o processo de produção de bebidas.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior