Ponte histórica na Avenida dos Olimpienses é liberada para o trânsito

A ponte histórica, instalada na Avenida dos Olimpienses, foi liberada nesta semana para o trânsito de veículos e travessia de pedestres. O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, juntamente com o secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Leandro Gallina e equipe da secretaria, acompanhou a liberação da ponte.

A ponte de ferro veio da Inglaterra em 1914 e foi utilizada na ferrovia que atravessava Olímpia até Nova Granada, e servia para os trens atravessarem o Rio Cachoeirinha. A nova ponte estava abandonada em Baguaçu, foi restaurada e implantada no local para permitir a passagem de veículos, ligando a Rua Nove de Julho sobre a avenida.

Dhoje Interior

“Consideramos essa ponte um marco histórico da nossa cidade, que foi quando Olímpia teve o maior crescimento, que foi na época da formação dos grandes cafezais na década de 20. Nós temos aqui nas proximidades também a Estação Ferroviária, que é um testemunho dessa época da cafeicultura de Olímpia. E hoje, estamos entregando para a utilização da população de Olímpia essa ponte que irá permitir a travessia da Rua Nove de Julho, inclusive atravessando a Estação, que já está pronta a rua que nós abrimos, e ela seguirá atravessando toda nossa cidade, passando pelo centro comercial. É uma obra marcante para a história de Olímpia”, afirmou o prefeito Fernando Cunha.

Os recursos para a revitalização da Avenida dos Olimpienses e instalação da ponte vêm de uma emenda parlamentar do então deputado federal, hoje vice-governador, Rodrigo Garcia, com o apoio do deputado federal Geninho Zuliani.

A revitalização da Avenida dos Olimpienses foi entregue oficialmente em 2018. O espaço ficou sem utilização por muito tempo e foi transformado no Centro Gastronômico, Cultural, Turístico e de Comercialização de Produtos Artesanais. O local já recebeu diversos eventos da Prefeitura de Olímpia como Dia das Crianças, Aniversário da Cidade, Cãopanheiro e Tem Arte, além de exposição de carros antigos e eventos culturais. Atualmente, devido aos cuidados com a pandemia, a avenida tem sido de fundamental importância para a vacinação contra a Covid no formato drive-thru.

Da REPORTAGEM