PM prende jovens em cinco flagrantes de tráfico

Três jovens, um de 18 anos e dois de 19 anos, foram presos, além de dois adolescentes, de 16 e 17 anos, apreendidos por tráfico de drogas, num intervalo de 8 horas – entre 14h40 e 22h30 – desta quarta-feira (9), em Rio Preto. Um deles era procurado da Justiça.

No primeiro flagrante, a Polícia Militar foi checar uma denúncia de que havia uma aglomeração de pessoas dentro de um comércio e uma delas estaria armada. Várias pessoas foram abordadas, porém nenhuma arma foi encontrada. Em revista a um dos jovens, de 18 anos, foi localizada uma porção de maconha no bolso de sua bermuda. Ele confessou que estava traficando e justificou o crime por estar desempregado.

Dhoje Interior

O jovem ainda contou aos policiais que escondia mais drogas em uma mata, localizada na divisa entre o Jardim Arroyo e Parque da Cidadania. Com o apoio de três cachorros do Canil da Polícia Militar, Dara, Bradock e Thor, foram encontrados 7 tijolos de maconha, mais três pedaços de tijolos cortados e 96 pedaços da mesma droga já embaladas para venda. Também estavam no local, três facas, dois martelos e três rolos de plástico filme. Mesmo depois de indicar o local, o suspeito disse não reconhecer que aquele entorpecente fosse dele, assim como os objetos usados para dividir e embalar a droga.

No bairro Solo Sagrado, um jovem de 19 anos, procurado da Justiça foi preso, novamente por tráfico. Com ele, foram apreendidos 27 poções de cocaína embaladas para a venda. O suspeito foi avistado pelos PMs na quadra poliesportiva do bairro e tentou fugir, inclusive pulando o muro de uma escola ao lado, no entanto, acabou sendo preso. Na quadra, os policiais encontraram outras 49 porções de cocaína, que ele negou ser o dono.

Outro jovem de 19 anos, foi preso, dessa vez, no bairro Dignidade. A PM fazia patrulhamento e suspeitou de um veículo parado em frente a um supermercado fechado. Um casal estava no carro, sendo a passageira uma grávida. Eles apresentaram nervosismo ao serem abordados. O rapaz confessou aos policiais que armazenava drogas na residência deles, onde foi localizado 1 tijolo de crack, pesando cerca de 1 quilo, e 13 poções de maconha. Ele isentou a companheira de participação no crime.

Adolescentes

Dois adolescentes foram apreendidos pela PM e liberados na presença dos responsáveis na delegacia. O menor de 16 anos, foi flagrado vendendo drogas no Solo Sagrado, contou aos policiais que o dinheiro do entorpecente já vendido tinha sido recolhido por um traficante e que vende drogas no local frequentemente. Foram apreendidas 20 porções de cocaína e 18 pedras de crack, sendo que parte da droga estava escondida em um cano de água da rua.

Flagrantes

A Secretaria de Segurança Pública registrou pequena queda no número de ocorrência de tráfico no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2019. Foram 482 flagrantes, frente os 502 do ano anterior, o que significou retração de 3.9%. Também queda nas apreensões de drogas (sem pessoas envolvidas), de 23.8%.

A Polícia Militar ressalta que a legislação brasileira prevê a liberação de menores. “Aprendemos os adolescentes e eles precisam passar várias vezes pelo plantão para que fiquem, e fato, apreendidos. Precisamos solicitar ao juiz que faça a apreensão nominal. As polícias Militar e Civil cumprem o que determina a lei”, explicou o tenente Cláudio Ziroldo.

De janeiro a julho deste ano, 29 adolescentes foram apreendidos em flagrante e 28 por cumprimento de mandado.

Tatiana PIRES – Redação Jornal DHoje Interior

E-mail: [email protected]