Pauléra afirma que Câmara está ‘bem representada’ e população é ‘bem atendida’

Pauléra: continuar atendendo as necessidades da população

Nascido em São Carlos, mas vivendo em Rio Preto desde a década de 70, Paulo Pauléra viu sua vida mudar radicalmente ao longo dos anos. De representante comercial de várias empresas do país, Pauléra se enveredou para a política e desde então tem acumulado sucessivos mandatos como vereador de Rio Preto. Já foi secretário de Serviços Gerais por oito anos, onde se destacou, em especial nos meios de comunicação da cidade. A todo momento em que era procurado para responder algo relacionado a pasta Pauléra nunca se esquivava. Tornou-se popular.

Eleito vereador em 2008, quando recebeu 3.465 votos. Já em 2012, obteve 6.113 votos, sendo a segunda maior votação da história do município. Nas eleições de 2020 Pauléra obteve 4.279 votos, o quarto mais votado. Também foi presidente da Câmara Municipal, função que tentou mais uma vez justamente no ano passado, com apoio do prefeito Edinho Araújo (MDB), mas acabou derrotado por Pedro Roberto Gomes (Patriota). Espécie de líder informal do prefeito, Pauléra concede entrevista ao Dhoje Interior e responde aos mesmos questionamentos que estão sendo feitos a todos os vereadores que o precederam. Confira:

Dhoje Interior

Dhoje Interior: Se pudesse elencar dois grandes projetos de sua autoria aprovados durante o ano passado quais seriam e o por quê merecem destaque?

Paulo Pauléra: O PL 248/21 – LEI 14.042/21 – DIA MUNICIPAL DO CARDIOLOGISTA e o PL 182/21 – LEI 13.884/21 – Fica estabelecido no município de São José do Rio Preto o protocolo de vacinação diferenciado àqueles que se recusarem a tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19 unicamente em razão da marca do imunizante, bem como aqueles que forem autuados por participação ou organização em festa clandestina. (Lei da Recusa no final da fila)

 

Dhoje Interior: Qual projeto acabou vetado pelo prefeito Edinho Araújo, mas que na sua visão deveria ter sido aprovado pela relevância e importância?

Paulo Pauléra: Não houve projeto vetado este ano.

 

Dhoje Interior: Em relação ao governo do prefeito Edinho Araújo, qual sua avaliação sobre as ações tomadas por ele ao longo de 2021? Houve algum erro político que poderia citar?

Paulo Pauléra: Todas as ações realizadas pelo governo do prefeito Edinho Araújo, foram tomadas com muita seriedade, responsabilidade e competência, visando proteger a população e economia de nossa cidade. Desde as primeiras medidas para conter a Pandemia do COVID-19 como outros casos, foram tomadas através de diversas reuniões com especialistas junto aos comitês altamente técnicos, que analisaram todo cenário da saúde pública e economia, visando a maior preservação de vidas e junto a isso amenizar os danos a economia de nossa cidade.

 

Dhoje Interior: Em relação ao projeto do prefeito que solicitava empréstimo de R$ 300 milhões, aprovado pela Câmara. Defenda novamente seu voto e o por quê acredita (ou não) que o valor é necessário para o restante do mandato?

Paulo Pauléra: Acredito sim, que o empréstimo de 300 milhões trará significativa contribuição ao povo rio-pretense, no sentido que o empréstimo será destinado para obras de infraestrutura, como pavimentação, recapeamento, drenagens, reflorestamento, geração de energia solar, compra de imóveis, construção e reformas de prédios, viadutos e pontes.  Neste sentido, como este empréstimo será totalmente destinado a realização das obras supracitadas em nossa cidade, tenho total certeza que todo valor destinado beneficiará a população e seus diversos setores.

 

Dhoje Interior: Em relação a prorrogação do contrato do transporte coletivo, aprovado pela Câmara, novamente defende sua votação e o por quê acredita (ou não) que a prorrogação por mais 10 anos foi benéfica a população?

 Paulo Pauléra: Acredito que foi mais uma aprovação correta, pois temos um serviço de transporte público de boa qualidade e com uma das menores tarifas do Brasil, o que auxilia e muito os munícipes a utilizarem o transporte.

 

Dhoje Interior: Sobre a possibilidade de o Legislativo ter o direito a emendas impositivas, com determinado valor fixo do orçamento municipal ser indicado por cada vereador em áreas pré-estabelecidas, qual é o seu entendimento? Favorável ou não, e o por quê?

 Paulo Pauléra: Este é um assunto delicado e que deve ter atenção redobrada, necessitando de diversas reuniões com os vereadores e junto a isto o Executivo municipal para juntos analisar a real função dessas emendas, sem qualquer tipo de politicagem, apenas pensando em melhorias a população. A implantação das emendas impositivas implicará o estabelecimento de novas soluções e estratégias de trabalho que envolverá, no âmbito municipal, o Poder Executivo e o Poder Legislativo, além da participação popular, aproximando a população das decisões sobre a execução do orçamento municipal.

 

Dhoje Interior: Se tivesse que dar uma nota de 0 a 10 para o seu trabalho parlamentar neste ano de 2021, qual seria a nota? E o por quê?

Paulo Pauléra: Não gosto de colocar valor em meu trabalho, mas tenho total certeza que toda população está sendo bem atendida, pois meu comprometimento e seriedade, respaldado através da legalidade e moralidade, auxiliam a resolver as questões de nossa população me traz total satisfação.

 

Dhoje Interior: Como o senhor acredita que a população de Rio Preto analisa o trabalho atual dos 17 vereadores?

 Paulo Pauléra: Incansável, no sentido de que todas as sessões tanto ordinárias como extraordinárias sempre estão com diversos projetos em pauta, versando sobre diversos assuntos distintos que atendem todas as regiões de São José do Rio Preto. Ademais, vemos uma diversificação de vereadores em seus redutos ou representantes, que lutam por cada parcela da população que no final se torna um conjunto só. Portanto, a câmara em seus 17 vereadores está muito bem representada, pois todos diariamente batalham pela melhoria de nossa cidade e para o bem de nossa população.

 

Dhoje Interior: Qual será o principal objetivo para o mandato em 2022?

Paulo Pauléra: Continuar trabalhando para o bem da população, defendendo a igualdade, a justiça e nossa Constituição de forma a fazer valer meu papel como representante legislativo. Estarei nos bairros, na periferia, nos distritos e na zona rural, ouvindo a população. Como político há tantos anos, vejo que a maior obra que o eleitor exige é atenção. O eleitor precisa ser ouvido, a partir disso podemos fazer muita coisa, desde leis, indicações, requerimentos e outras proposituras que visem atender e contemplar a população.

 

Dhoje Interior: Como analisa o papel da imprensa da cidade na cobertura dos fatos do Legislativo?

Paulo Pauléra: A imprensa no mundo político é um dos pilares de nossa democracia, e tem um papel fundamental na publicidade dos atos e junto a isto na imparcialidade das notícias, pois relatam diariamente as ações realizadas no legislativo a toda população.

 

Dhoje Interior: Qual é a melhor virtude e o pior defeito de sua personalidade?

Paulo Pauléra: Melhor virtude: ser trabalhador. Defeito: minha sinceridade, pois coisas que podem ser ditas francamente e de forma verdadeira, muitas vezes não agradam algumas pessoas.

Dhoje Interior: Por fim, deixe uma mensagem para os rio-pretenses sobre o que esperar em 2022 em relação aos trabalhos na Câmara da cidade.

Paulo Pauléra: Que 2022 seja um tempo de novos ares, e que estes ares tragam mais força e saúde para continuarmos nosso incansável trabalho, de forma honesta e comprometida para solucionar as questões de nossa cidade, zelando pelo bem-estar de nossa população e demonstrando junto ao legislativo e executivo municipal a força de nossa São José do Rio Preto.

Raphael Ferrari – Dhoje Interior