Passageiros aderem ao uso de máscaras no transporte coletivo

Valores das passagens de ônibus serão mantidas para 2021_Fotos: Divulgação/SMCS

Mesmo antes da obrigatoriedade, que tem início na segunda-feira, maioria dos passageiros já utiliza a proteção

A maioria dos passageiros que utilizaram o transporte coletivo no pico da manhã desta quinta-feira, 23, chegou ao Terminal Urbano com a máscara cobrindo nariz e boca. A constatação foi feita pelas equipes que trabalham há dois dias na orientação aos usuários do sistema.

Dhoje Interior

O trabalho é coordenado pela Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) – que é responsável pela administração do terminal – em parceria com a Vigilância Sanitária.

Decreto publicado pelo município na última terça-feira, 21, estendeu o período de quarentena para 10 de maio, além de obrigar o uso de máscaras nos ônibus das linhas urbanas e no terminal central a partir da próxima segunda-feira, 27.

“Mesmo sem a obrigatoriedade ter começado, a gente nota que mais de 90% dos passageiros já estão utilizando máscaras. Isso nos surpreendeu muito positivamente”, comentou o diretor-presidente da Emurb, Rodrigo Juliano.

A equipe já distribuiu 400 máscaras aos grupos de atenção prioritária (idosos, gestantes e pessoas com doenças pré-existentes).

As máscaras distribuídas pela Emurb foram doadas por empresas privadas de Rio Preto e região. Além dessa ação específica, a Emurb também disponibiliza no terminal seis pontos de higienização das mãos com álcool em gel.

Higienização

Diariamente, o Terminal Urbano de Rio Preto passa por três higienizações com produtos químicos. Esse trabalho é feito com bombas costais e um pulverizador instalado em veículo trator.

Além disso, funcionários da Emurb fazem a limpeza de corrimãos e bancos. Os ônibus estão sendo higienizados por funcionários das empresas que compõem o consórcio Riopretrans – responsável pela operacionalização do sistema de transporte.

Da REDAÇÃO