Partido Novo: Deputado Daniel Oliveira quer comandar Alesp

O deputado estadual mais votado pelo Partido Novo, Daniel José da Silva Oliveira esteve em Rio Preto, na noite de ontem, para discursar sobre sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo, marcada para o dia 15 de março. O evento foi realizado no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), no Distrito Industrial.
Com 31 anos e eleito com mais de 183 mil votos se mostrando contra a “velha política”, Daniel José disse que sua campanha será baseada em três eixos principais: independência, eficiência e gestão e protagonismo. Uma das primeiras medidas do deputado, caso consiga vencer a disputa da Casa, será de enxugar a estrutura da Assembleia Legislativa, segundo ele, “muito inchada”.
“Uma das nossas bandeiras vai ser sobre o tamanho da máquina do legislativo. Pretendemos fazer um estudo para ver onde dá para cortar”, afirmou o deputado estadual.
Além dos ideais que pretende adotar, Daniel José ‘atacou’ a união do PSDB e PT na eleição da Mesa Diretora da Alesp. Apesar da renovação entre os deputados estaduais eleitos em 2018 e do encolhimento das ‘bancadas tradicionais’, os dois partidos se movimentam para manter Cauê Macris (PSDB) no comando da Casa, com o petista Ênio Tatto (PT) e o democrata Milton Leite Filho (DEM), nas funções de primeira e segunda secretaria.
O objetivo da união é evitar a ascensão do PSL, da deputada Janaína Paschoal, que se lançou candidata à presidência. “Todo discurso de oposição ao governo do estado e de resistência aos ‘golpistas’ cai por terra quando o assunto é cargos”, diz José.
Natural de Bragança Paulista, Daniel José é economista pelo Insper e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Yale (EUA). Recentemente, ele foi co-fundador do RenovaBR, iniciativa que visa formar e acelerar novas lideranças políticas.
Por Vinícius MAIA