Parque da Represa ganha roteiro dos ODS – Agenda 2030

Foto: Marcos Morelli

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, instalou ao longo da pista de caminhada do lago 2 do Parque da Represa de Rio Preto, uma série de informativos sobre a Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).

O Roteiro dos ODS, como vem sendo chamado, foi instalado por meio de adesivagem das placas já existentes no local e tem como objetivo divulgar os 17 objetivos da Agenda 2030, da qual Rio Preto é signatária.

Dhoje Interior

Além de servir como um informativo para os usuários, o conteúdo das placas servirá como mais um roteiro de educação ambiental para a Secretaria de Meio Ambiente.

As aulas de educação ambiental, em parceria com a Secretaria de Educação, já aconteciam por meio de roteiros de visitação no Zoológico, Viveiro, Nascente Modelo, e agora ganham mais um atrativo no Parque da Represa.

Ao todo são 19 placas, adesivadas frente e verso com introdução e com cada um dos 17 objetivos. Rio Preto é o segundo município do Estado, atrás apenas da Capital, a aderir à Agenda 2030.

A Comissão dos ODS em Rio Preto, instituída por meio do Decreto Municipal nº 17.792, de 12 de junho de 2017, tem a finalidade de internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU em Rio Preto. Os ODS são uma agenda global que compreende 17 objetivos e 169 metas a ser atingidas até 2030. Abrangentes, integrados e universais, os objetivos incluem temas transversais que exigem amplas parcerias, articulação multissetorial e entre diferentes esferas de governo. Esses desafios podem ser organizados em cinco dimensões principais (os 5 P): Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta.

Agenda 2030

A Agenda 2030 exige compromissos substanciais para a melhoria de indicadores e metas, os quais devem ir além do alinhamento de ações já existentes, mas também contemplar esforços que levem ao alcance dos resultados previstos entre os Objetivos, principalmente buscando parcerias com a iniciativa privada. Ao assumir o papel de destaque na municipalização dos ODS os Municípios contribuirão decisivamente para que o nosso Estado e o Brasil alcancem e superem as metas traçadas pela ONU.

O termo de adesão tem por objetivo ampliar a participação da sociedade brasileira no trabalho pelo alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados em setembro de 2015 pelas Nações Unidas (ONU) e subscrito por 193 países, entre eles o Brasil.

Da REDAÇÃO