Parlamento Regional faz reunião com comandantes da segurança pública

O Parlamento Regional realizou a terceira reunião do ano nesta sexta-feira. Desta vez, o tema foi segurança pública. Representantes das polícias civil e militar e da Guarda Municipal participaram da reunião com vereadores e presidentes de câmaras municipais da região.

Entre eles, estavam o comandante do CPI 5, Cel Fábio Cândido; o delegado seccional Silas José dos Santos; o delegado do Deinter 5, Mauro Truzzi e o coordenador de operações da GCM, Alexandre Montenegro.

Dhoje Interior

O presidente do Parlamento Regional, vereador Pedro Roberto (Patriota) e os vereadores Renato Pupo (PSDB) e Elso Drigo (Psol) participaram das discussões, que também foram acompanhadas por Odélio Chaves (Progressistas), Paulo Pauléra (Progressistas) e Julio Donizeti (PSD), além do público online, pelo aplicativo Zoom.

Entre as principais questões abordadas na tribuna pelos profissionais, está a necessidade de aumento do efetivo policial na região. Eles apontaram o aumento da população e da demanda dos serviços nos municípios, enquanto o número de policiais ficou estabilizado ou apresentou redução em alguns locais.

O Cel. Fábio Cândido apontou que a criação da Região Metropolitana de Rio Preto pode trazer mais investimentos, inclusive nesse setor, acompanhando o crescimento e desenvolvimento econômico dos municípios.

O delegado Mauro Truzzi também reforçou o déficit de profissionais, assim como o delegado seccional Silas dos Santos.

Foram debatidas também as formas de atuação dos profissionais da segurança pública, as necessidades específicas dos municípios. O coordenador da GCM, Alexandre Montenegro, abordou os cuidados com o patrimônio público e a atuação da Guarda na segurança dos munícipes.

As autoridades presentes responderam às dúvidas dos membros do Parlamento Regional e colocaram-se à disposição para mais diálogo, com a finalidade de garantir a segurança de toda a população da Região Metropolitana de Rio Preto.

Da REDAÇÃO – Jornal DHoje Interior