Para desafogar UPA, UBSs vão atender casos de dengue aos fins de semana

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Catanduva abrirá três unidades de saúde aos finais de semana, a partir do próximo sábado, dia 1º, para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de dengue. A medida da Secretaria de Saúde visa garantir o acompanhamento dos pacientes em tratamento para a doença e deve, como consequência, desafogar a UPA.

Estarão abertas as unidades da Vila Soto e Parque Glória, e também o Centro de Saúde Dr. José Perri, o Postão. O atendimento será das 7 às 17 horas. A escolha desses pontos tomou como base as regiões da cidade mais afetadas pela doença até agora. De segunda a sexta-feira, cada ponto de atendimento voltará à sua rotina.

Dhoje Interior

A decisão leva em conta a evolução dos números da dengue no município e o aumento do movimento na UPA nos sábados e domingos, quando as unidades estão fechadas. Conforme monitoramento da Secretaria de Saúde, dos atendimentos feitos pela UPA no último final de semana, cerca de 25% foram de pessoas com suspeita de dengue.

Com as unidades abertas, esse público terá mais três pontos de atendimento para procurar, à sua livre escolha. Com base nos números, a medida é suficiente para suprir a demanda. Esse modelo, na avaliação dos técnicos do setor, também garante melhor acompanhamento de cada paciente. Não são descartadas outras medidas futuras.

Da REDAÇÃO