Olímpia imuniza mais de mil pessoas na primeira semana de vacinação contra a gripe

A secretaria de Saúde de Olímpia, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta segunda-feira (19), o primeiro balanço do número de doses aplicadas na Campanha de Vacinação contra a Gripe. Os números da primeira semana de campanha, que estão disponíveis no sistema do Ministério da Saúde, apontam que foram aplicadas 1.066 doses à população prioritária, o que representa 4,65% do público com 22.876 pessoas que poderão receber a dose.

De acordo com os dados, do total aplicado, o grupo com maior adesão é o de profissionais da saúde, em que foram imunizados 542 dos 1.486 profissionais do município, correspondendo a 36,47%. Na sequência, vêm as puérperas (mulheres no pós-parto), que das 85 pessoas do grupo, 12 receberam a dose (14,11%).

Dhoje Interior

Já a vacinação das crianças entre 6 meses a menores de 6 anos representa 12,06% de cobertura vacinal, tendo sido imunizadas 457 das 3.787 integrantes do público. O balanço demonstra ainda que as gestantes são a de menor adesão, tendo sido vacinadas somente 55 das 518 do município, o que corresponde a 10,61% do público.

Vale ressaltar que esta primeira etapa da Campanha Nacional começou no dia 12 de abril e segue até o dia 10 de maio. A vacinação está disponível, de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, com exceção do Centro de Referência do Idoso. Para receber a dose, o morador deve apresentar a carteirinha de vacinação e documento com foto. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários.

A vacina influenza trivalente é composta de cepas virais inativadas que tendem a não provocar sintomas gripais e protegem o organismo contra os três principais vírus da gripe. Em caso de dúvidas, o morador integrante do público-alvo pode entrar contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400.

Da REDAÇÃO