Olímpia celebra 119 anos nesta quarta com programação especial

A Estância Turística de Olímpia completa 119 anos de fundação nesta quarta-feira (2). Para celebrar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial com diversas atividades, entre elas entregas, atos simbólicos e celebrações religiosas.

No dia do aniversário, será realizada, pela manhã, pelas autoridades e imprensa uma visita oficial na Santa Casa de Misericórdia para apresentação dos equipamentos de Hemodiálise. A antiga enfermaria masculina está sendo reformada para receber uma nova sala de tratamento. A obra, que está na fase final, sofreu um atraso devido à pandemia. Todos os aparelhos já foram adquiridos e a equipe está sendo treinada para proporcionar mais conforto e menos desgaste para os pacientes e seus familiares que precisam se deslocar, toda semana, para tratamento em outras cidades.

No mesmo dia, celebrações religiosas marcarão as homenagens. A primeira Missa de Ação de Graças será realizada ao meio-dia, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, sob o comando do Frei Lucas Lisi, e a noite, às 19h30, na Igreja Matriz de São José, com o Padre Ivanaldo Mendonça.

Já no dia 3 de março, quinta-feira, será inaugurada a Pinacoteca “Ivo de Souza”, às 19 horas. Montado na Casa da Cultura, o espaço será composto por mais de 50 obras de artistas olimpienses, como esculturas, quadros e artesanatos.

Na sexta-feira, dia 4 de março, pela manhã, o prefeito Fernando Cunha acompanhará a entrega dos tablets na EMEB “Dona Luiza Seno de Oliveira”, localizada na Rua Theodomiro Joaquim Bittencourt, 425 – Jardim Paulista. Ao todo, o município adquiriu mais de 1.600 aparelhos, nesta fase inicial, destinados às unidades de Ensino Fundamental I, para incrementar os recursos tecnológicos de aprendizagem.

Ainda no dia 4, às 10h, será realizado encerramento do projeto “Aqui tem Família Unida contra a Dengue” com sorteio de uma motocicleta Honda modelo Titan CG160 0Km. O prêmio é uma parceria com o Grupo Enjoy, que doou o veículo em contribuição à ação. O projeto, criado no início de 2020, teve o objetivo de intensificar a participação dos cidadãos na eliminação de criadouros em residências e comércios, contribuindo com o trabalho do setor de Controle de Endemias. O sorteio será transmitido pelas redes sociais da Prefeitura.

No sábado, 5 de março, um Culto de Ação de Graças será realizado às 10h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Jardim Alvorada, localizada na Avenida Antônio Benfatti, 300. No domingo (06), a Missa de Ação de Graças será celebrada na Igreja Matriz de São João Batista, às 19h, presidida pelo Padre Antônio Marcos.

Encerrando a semana oficial de comemorações do aniversário da cidade, na terça-feira, 8 de março, haverá a cerimônia de abertura do Jogos de Verão 2022. Centenas de atletas disputarão oito categorias em cinco modalidades, Futebol de Areia, Futevôlei, Vôlei de Praia, Beach Tennis e Biribol, no Ginásio de Esportes “Olyntho Zambom”, com entrada aberta ao público, mediante apresentação do passaporte vacinal. A abertura será a partir das 19 horas.

Novos projetos do poder público e da iniciativa privada também estão em andamento. Entre eles, está a previsão de início dos trabalhos do Poupatempo do município. As obras da unidade, que funcionará no antigo prédio do Detran, estão sendo finalizadas e os funcionários selecionados pelo Estado já estão passando por treinamento para começar a operação.

O município fará também, em breve, a entrega de mais uma fase do prolongamento da Avenida Benatti, que agora chega até a Rodovia Assis Chateaubriand, com toda a infraestrutura adequada de iluminação, paisagismo e ciclovia, para melhoria da mobilidade urbana.

Da REDAÇÃO