Olímpia aplica primeira dose da vacina contra a Covid-19

Olímpia deu início à vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21). A moradora que recebeu a dose inicial da Coronavac é a técnica de enfermagem Quedima de Moraes, de 52 anos, que atua na Santa Casa de Misericórdia há quase 30 anos e, nesta pandemia, tem trabalhado diretamente no setor de Covid.

Quedima inclusive contraiu o vírus e faz parte dos mais de 3,7 mil olimpienses curados. A aplicação da primeira vacina foi realizada no auditório da Santa Casa, foi acompanhada  pelo prefeito Fernando Cunha, que fez um apelo para a população.

Dhoje Interior

“Infelizmente a Covid ainda está presente e voltou forte, com grande ocupação dos hospitais, por isso, não é momento de relaxar. Peço para que todos colaborem. Estamos aqui hoje para comemorar a chegada da vacina, que é uma luz no túnel escuro que estamos atravessando, mas até termos uma parcela significativa da população vacinada, insisto para que todos tenham um pouco mais de paciência e cuidado”, declarou o prefeito.

Após a aplicação da primeira dose, a técnica de enfermagem imunizada recebeu, das mãos das autoridades presentes, a carteirinha que atesta a vacinação. Logo em seguida, a equipe da Vigilância Epidemiológica deu sequência à imunização dos demais profissionais de saúde que atuam na Santa Casa.

Ao todo, o município recebeu 600 doses nesta primeira remessa que será destinada prioritariamente aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19, como é o caso da Santa Casa, Gripário, UPA e também enfermeiros do Abrigo São José, cuja vacinação será feita pela equipe volante da secretaria de Saúde. O caminhão do Governo do Estado com as doses chegou a Olímpia, no início da tarde de quarta-feira (20).

Seguindo as orientações dos órgãos de saúde, a estratégia é priorizar a imunização dos profissionais que atuam diretamente no combate ao vírus e, à medida que novas doses forem disponibilizadas, estender a vacinação para os demais profissionais de saúde, da rede pública e privada. O levantamento do município estima cerca de 1.500 trabalhadores da área, no total. Os demais grupos de risco serão imunizados conforme recomendação do Estado e do Ministério da Saúde e todas as informações serão comunicadas à população.

A partir desta quinta-feira (21), com o início da campanha, o Portal Oficial da Prefeitura, www.olimpia.sp.gov.br, vai disponibilizar também um “Vacinômetro” para que os moradores possam acompanhar com transparência o andamento da vacinação na cidade.

Da REDAÇÃO