Nutricionista dá receita e dicas para boa alimentação no Natal

Escondidinho natalino

A nutricionista Aline Priscila do Amaral conversou com o DHoje e deu dicas que vão ajudar a curtir o Natal e toda a ‘comilança’ que esta data proporciona, sem engordar e sem perder o foco da ‘eterna dieta’ para se manter com peso equilibrado.

Aline explica que “não tem segredo”. “Para quem está de dieta e tem o medo do ‘furo’, medo de engordar, pode ficar tranquila. Na verdade, o excesso de alimentos que ingerimos em datas festivas, principalmente no Natal, é que faz o aumento na balança, mas isso é normal em um primeiro momento”.

Dhoje Interior

Para não perder todo o esforço que vem sendo feito para eliminar ou se manter no peso, a nutricionista dá três dicas infalíveis:

  • beba água: “tem que beber muita água, principalmente quem ingere bebida alcoólica. Se bebe dois litros, beba três”.
  • reduza quantidades: “dá pra comer de tudo um pouco, é só diminuir a quantidade, não exagerar. Contenha-se um pouco no almoço, por exemplo, para ter mais liberdade a noite, na ceia de Natal”.
  • retome os planos: “mesmo que exagere na ceia de Natal, retome aos planos no dia seguinte ou na refeição seguinte, não desista. É o famoso ‘chuta o balde e busca o balde'”.

A nutricionista ainda deu uma receita saudável e prática para fazer com as ‘sobras’ da Ceia de Natal.

4 mandioquinhas

3 batas

1/2 xíca de leite

1 colher de manteiga

2 colheres de sopa de azeite

500 gr de sobras desfiada (peru, porco ou frango)

1 colher de sopa de parmesão

1 dente de alho

1 cebola

1 xícarade chá de semente de erva doce

1 erva doce fresca fatiada

Mode de fazer: cozinhe a mandioca, esprema, acrescente o leite até formar um purê. Tempere com sal e pimenta e reserve. Refogue a erva doce, a cebola e o alho no azeite, acrescente as sementes da erva doce e as sobras fatiadas. Em um refratário alterne com camadas do purê e do refogado, cubra com parmesão e leve ao forno para gratinar.

Aline finaliza explicando que 250 gr do escondidinho tem cerca de 300 calorias e uma dieta ideal se baseia em 1.200 a 2.500 calorias por dia.

Por Andressa ZAFALON