Nova fase de vacinação deve incluir 1,5 mil rio-pretenses

Rio Preto vai iniciar a vacinação três novos grupos a partir desta segunda-feira (10). Poderão ser imunizadas pessoas com síndrome de down, transplantados em uso de imunossupressores e pessoas em diálise. A estimativa da Secretaria de Saúde é de que 1.500 pessoas sejam imunizadas nesta fase. A vacinação ocorre nas unidades de saúde das 8h às 14h. É necessário comprovar a condição com atestado ou receita médica.

Na terça-feira (11) começa a vacinação em gestantes e puérperas (até 45 dias) com comorbidades como diabetes, hipertensão, obesidade e demais condições da lista de comorbidades do Plano Nacional de Imunização. As mulheres devem comprovar a condição com cartão do pré natal/exame. Também serão incluídos neste dia pessoas com deficiência permanente que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada) da Assistência. Para esses grupos, a expectativa é de imunizar 1.276 pessoas.

Dhoje Interior

A vacinação de pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos terá início na quarta-feira (12). Na sexta-feira (14) serão imunizados pessoas com comorbidades de 50 a 54 anos. A previsão da Saúde é de que oito mil pessoas sejam vacinadas.

Cadastro

A Secretaria Saúde disponibilizou no site da Prefeitura de Rio Preto um formulário on-line para o cadastramento das pessoas com comorbidades elencadas para vacinação contra a Covid-19. As pessoas enquadradas dentro dos critérios do Ministério da Saúde devem informar seus dados pessoais e indicar a doença para a apuração do número de pessoas com indicação de vacinação. Também está disponível um atestado médico que será exigido no ato da vacinação.

A Saúde elaborou um atestado médico padrão que os portadores de comorbidades deverão apresentar para receberem a imunização. O documento deverá ser preenchido pelo médico responsável pelas informações do paciente. Esta exigência foi definida pelo secretário Aldenis Borim em uma reunião com representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Associação Paulista de Medicina (APM) e dos planos de saúde da cidade. O modelo do atestado padrão também estará disponível nos sites dos convênios.

Para os pacientes da rede SUS, que já contam com o prontuário on-line, os atestados obrigatórios estarão disponíveis no dia e nos próprios locais de vacinação, não havendo necessidade de buscar nas unidades antecipadamente.

As pessoas que têm convênios médicos ou fazem tratamentos particulares, devem providenciar os atestados no padrão exigido junto aos médicos com os quais fazem o tratamento. O modelo do atestado padrão também estará disponível nos sites das operadoras.

Para fazer o cadastro basta acessar o link: http://saude.riopreto.sp.gov.br/transparencia/modules/mastop_publish/?tac=228

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior