‘NOS BASTIDORES DA POLÍTICA’ – Patriota defende estratégia para evitar queimadas na seca

Incêndios na seca 

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Bruno Marinho (Patriota), disse que encaminhou requerimento ao Executivo pedindo informação para saber o que está sendo planejado com o objetivo de prevenir incêndios no município neste período de seca. O vereador informou ainda que deverá se reunir, nesta semana, com representantes da Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil, Secretaria de Agricultura e da Guarda Municipal, a fim de traçar estratégias para evitar as queimadas. Bruno diz ainda que aguarda mais flexibilização das medidas restritivas de combate à pandemia para marcar uma audiência oficial, na Câmara, com objetivo de ampliar dos debates. “Reunião online facilita para alguns e dificulta para outros e com a reunião física consegue uma maior interação”, pontuou. 

Dhoje Interior

Previsão

A previsão da Prefeitura é de que as obras do Hospital da Zona Norte sejam concluídas no começo de julho. Antes, estava previsto para serem concluídas em agosto. O hospital terá 80 leitos, sendo 62 rotativos destinados aos pacientes submetidos às cirurgias de pequena e média complexidade. Se a pandemia da covid-19 continuar sob controle, provavelmente não será criado leitos de UTI para atender pacientes com covid-19. 

Crucial 

A análise do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) sobre o uso da cloroquina nesta pandemia foi acertada.  Se mil pessoas tomam o remédio mais popular na atualidade, diz ele, e um morre, os outros 999 vão acreditar que não contraiu e se contraiu e não evoluiu para um quadro grave, a cloroquina foi a responsável. Em período de pandemia, grupos agarram naquilo que está em evidência. Neste aspecto, a rede social é crucial. 

Porta trancada

Boa parte dos parlamentares, seja na Câmara Federal, Assembleias Legislativas ou nas Câmaras Municipais, surfa na onda da tragédia que esteja em evidência. A última, que aconteceu em Saudades, Santa Catarina, é um exemplo típico do que acontece nas casas legislativas. Quando a tragédia já foi consumada, aparecem propostas com solução para tudo. E a prevenção onde fica? É tão simples manter a porta das escolas trancadas!

Recursos

Proposta determina que os recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) serão distribuídos conforme a composição dos partidos após o período da janela partidária. A janela facilita a transferência de parlamentares sem correr o risco de perder seus mandatos por infidelidade partidária. O objetivo é garantir a divisão dos recursos dos dois fundos de acordo com a nova bancada de cada sigla.

Barraco

O bate-boca entre os senadores Flávio Bolsonaro (REP-RJ) e Renan Calheiros (MDB-AL) foi o barraco da semana passada no depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wazngarten à CPI da Covid. O carioca, insatisfeito com o arrocho do relator ao ex-secretário, o chamou de “vagabundo”.  O troco foi na mesma simetria: “Vagabundo é você, que pegou dinheiro do gabinete (rachadinha)”. Rabo preso dá nisso!

Isenção de

Projeto determina que o 13º salário, direito trabalhista garantido pela Constituição, seja isento do imposto de renda e da contribuição previdenciária. “O mandamento constitucional tem por objetivo proporcionar a percepção da chamada gratificação natalina de forma integral, sem tributação ou descontos”, diz o autor da proposta, deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA). Se for aprovado, será que o governo sanciona?

Muita atenção 

A votação do parecer conclusivo do relator, deputado Luciano Ducci (PSB-PR, foto), ao projeto que autoriza o cultivo de Cannabis – planta também usada para produzir a maconha – para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais acontece amanhã, na Câmara Federal. Apesar de ter acolhido 34 emendas ao substitutivo apresentado em abril, o novo texto mantém as linhas gerais da versão anterior, com ajustes de redação. O substitutivo legaliza o cultivo da Cannabis, mas impõe restrições. O plantio poderá ser feito apenas por pessoas jurídicas, como empresas, associações de pacientes e organizações não governamentais. Muita atenção: não há previsão para o cultivo individual.

Correção: O nome da filha de Orlando Bolçone, que denomina o Parque Tecnológico, saiu errado na edição de ontem. O correto é Karina Simei Bolçone. Vanda é a esposa do vice-prefeito. Peço desculpas pela falha!

Por Venâncio de MELLO – Redação jornal DHoje Interior