‘NOS BASTIDORES DA POLÍTICA’ – Governo federal promete legalizar prática de ensino em casa

Ensino em casa 

A educação domiciliar gerou divergência de opiniões ontem em debate promovido pela Câmara Federal, tendo como base experiências de outros países. O modelo de ensino, ministrado em casa por pais ou professores particulares e sem a tutela da escola, não é permitido no Brasil. O governo federal, porém, diz que tem a intenção de legalizar a prática, em 2021. A assessora especial do Ministério da Educação, Inez Augusto Borges, que defende a proposta, apresentou exemplos de personalidades históricas que estudaram em casa: a escritora inglesa Hannah More (1745-1833) e o botânico negro americano George Washington Carver (1864-1943). A proposta não agradou a deputada Soraya Santos (PL-RJ, foto), que pediu que as experiências estrangeiras fossem aproximadas da realidade brasileira.

Dhoje Interior

Repasses

Requerimento com o objetivo de instituir uma CPI para investigar as empresas terceirizadas, que deram calotes nos trabalhadores está tramitando na Câmara. O caso requer uma investigação, afinal, a Prefeitura faz os repasses em dia, mas os calotes acontecem com frequência. Como subsidiária, a Prefeitura tem que honrar o compromisso. Antes de assinar o contrato, o ideal é expurgar empresas com reputação duvidosas.

Tarefa difícil 

Renato Pupo (PSDB) assinou o requerimento que propõe a criação da CPI. Pedro Roberto (Patriota) sinalizou que vai assinar. Anderson Branco (PL) diz que está avaliando para decidir se assina ou não o documento. O assunto é pertinente porque, além de prejudicar os trabalhadores, também envolve recursos públicos. Para formar a CPI são necessárias seis assinaturas. O requerimento é de iniciativa de João Paulo Rillo (PSOL).

Promete

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em discurso durante a Cúpula dos Líderes sobre

(Brasília – DF, 22/04/2021) Cúpula de Líderes sobre o Clima (videoconferência).
Foto: Marcos Corrêa/PR

o Clima,ontem, prometeu acabar com o desmatamento na região amazônica até 2030. Governos anteriores fizeram promessas nesse sentido, porém, o desmatamento continua avançando. Se os madeireiros não forem combatidos de forma imediata, a catástrofe pode ser irreversível. Afinal, desmatar aos poucos, a floresta também acaba. 

Assando 

A batata do Dr. Jairinho, aquele vereador que matou o enteado Henry Borel, de 4 anos, recentemente no Rio de Janeiro, está assando. O Conselho de Ética da Câmara do Rio, se reúne na próxima segunda-feira, para decidir o destino do ‘nobre paramentar’. O presidente do Conselho de Ética, Alexandre Izquierdo (DEM), disse que o processo de cassação do mandato do vereador é inevitável. Aos poucos, a Justiça também chega!

Tributos 

A Igreja Internacional da Graça de Deus tem dívida de tributos com a União de R$ 162 milhões. A igreja foi fundada pelo missionário Romildo Soares, o R.R. Soares, pai do deputado David Soares (DEM). O parlamentar é autor da emenda que pede perdão de tributos estratosféricos devidos pelas entidades religiosas ao fisco. O missionário usa até o Pix para arrecadar oferta. R.R. tem que ser justo: A César o que é de César! 

Decrescente

Os casos de infecções pela covid-19 estão caindo em Rio Preto, portanto, a equipe da área da saúde, que atua no combate à doença, tem o que comemorar.  Em onze dias foram registrados 311 casos, o que é significativo. Antes do lockdown decretado pelo prefeito Edinho Araújo (MDB), as infecções chegaram a ultrapassar esse número em apenas um dia. Os casos de óbitos também estão na descendência, foram sete em três dias.

Relator preparado 

O presidente do MDB de Rio Preto, Pedro Nimer (foto), disse que o emedebista senador Renan Calheiros será escolhido pelos seus pares para ser o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, porque está preparado, a fim de executar a função. “Se a maioria decidiu, é porque confia no trabalho dele, por ter competência para conduzir o processo”, pontuou. A CPI da Covid será instalada no próximo dia 27 de abril, quando os 11 membros titulares vão eleger o presidente e o vice-presidente. A CPI foi criada para apurar omissão do Ministério da Saúde, no combate à pandemia do coronavírus.

Por Venâncio de MELLO – Redação jornal DHoje Interior