‘NOS BASTIDORES DA POLÍTICA’ – Candidato da terceira via não será de extrema, diz tucano Pupo

Terceira via

Analistas políticos dizem que o grupo de partidos que almeja lançar candidatura de terceira via já deveria ter definido um nome para enfrentar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e provavelmente o ex-presidente Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais, em 2022. Bolsonaro e Lula já estão em pré-campanha, portanto, o candidato da terceira via estaria perdendo terreno. Renato Pupo (PSDB) diz que o nome que representará a terceira via já está sendo discutido entre um bloco de partidos que não é de extrema direita, nem de extrema esquerda. “Não vejo motivo para pressa nessa discussão”, frisou. Pupo não quis opinar se o candidato seria do PSDB, no caso o governador João Doria. “Pode ser, mas ainda é muito cedo para qualquer afirmação”, desconversou. O candidato da terceira via, na visão do vereador, deverá contar com apoio do MDB e do DEM, siglas alinhadas ao centro.  

Dhoje Interior

Tomar água 

A vacina de combate à covid-19 tem gerado polêmica, seja política e até mesmo sobre a eficácia do imunizante. Paralelamente ao diz que diz, existe fato real que vale a pena relatar. Um senhor disse para um amigo que ia tomar a vacina e perguntou se ele iria também. “Eu não vou tomar água”, foi a resposta. Rebatendo, disse que “eu vou tomar água”, e assim o fez. “Hoje, ele (o negacionista) não está mais aqui”, contou. 

Está dito! 

Quem vê a movimentação de carros e de pessoas, em Rio Preto, pode jurar que está tudo bem. Nem que fosse época de Natal! Mas, como a pandemia não acabou e como as autoridades estão alertando no sentido contrário, os mais cautelosos acham que vem uma terceira onda por aí, por isso as famílias devem ficar atentas: melhor prevenir, do que remediar. O Dia das Mães, comemorado no dia 9 de maio, está chegando. Está dito! 

Dobrada

O presidente do Patriota, Ulisses Ramalho, disse que não há possibilidade de uma dobrada de Pedro Roberto Gomes com o deputado Luiz Carlos Motta (PL) para disputar as eleições, em 2022. “Só se o Motta vir para o Patriota, com o aval da executiva estadual”, diz, justificando que não tem motivo para o vereador sair da sigla. “Ele (Pedro) é ativo e exemplar”, acrescentou. Fato: se sair, perde a cadeira de vereador.

Jogada

Arthur do Val (Patriota) e Kim Kataguiri (DEM) estão em andanças pelo Estado de São Paulo para apresentar propostas, com o objetivo de alavancar a economia neste período de pandemia. Os parlamentares propõem, por exemplo, para os municípios suspenderem a cobrança de IPTU, ISSQN e ITBI. Se fossem prefeitos, jamais iriam propagar esse tipo de ideia. Fato, é jogada da dupla para ganhar votos nas eleições do ano que vem.

Prioridade

Paulo Pauléra (PP) apresentou requerimento que sugere ao Comitê Gestor de Combate à Covid, para incluir na lista de prioridade de vacinação portadores de deficiência e de seus cuidadores. O vereador diz que a vacinação é necessária, porque os assistidos e cuidadores estão em contato diariamente, já que eles necessitam de ajuda. Antes de ser encaminhado ao órgão competente, o documento será lido na sessão de hoje.

Água potável

A Proposta de Emenda à Constituição 6/21 inclui a água potável na lista de direitos e garantias fundamentais da Constituição. O texto diz que é garantido a todos o acesso à água potável em quantidade adequada para possibilitar meios de vida e bem-estar social. Dados do Ministério do Desenvolvimento Regional apontam que mais de 30 milhões de brasileiros não possuíam acesso a rede de abastecimento de água em 2019.

Professor Nota 10

Devido gestão inovadora no comando da Escola Municipal “Darcy Ribeiro”, Zona Norte, por ter enfrentado desafios como depredação do patrimônio público, tráfico de drogas e falta de interesse dos alunos pelos estudos, Diego Mahfouz Faria Lima recebeu o prêmio internacional Professor Nota 10. Em reconhecimento ao seu trabalho, o professor foi convidado pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo (COED) para dar palestra na 2° Jornada de Prevenção ao Uso de Drogas: Transformando Ciência em Políticas Públicas, no próximo dia 21 de junho, no sistema remoto. “Diego Mahfouz tem uma experiência exitosa que merece ser compartilhada com toda a rede, para inspirar mais e mais pessoas a fazer um trabalho transformador na educação”, diz a direção do COED, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social. “Estou feliz”, se limitou a dizer o Professor Nota 10.

Por Venâncio de MELLO – Redação jornal DHoje Interior