Mutirão já limpou 350 bocas de lobo e trocou 165 tampas de concreto

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Serviços Gerais, vem realizando desde o mês de junho um mutirão de limpeza, desentupimento e troca de tampa de bocas de lobo. Em menos de dois meses, o mutirão já limpou e desentupiu cerca de 350 bueiros e bocas de lobo, além de trocar centenas de tampas de concreto danificadas em diversas regiões da cidade.

“São duas equipes em operação. Uma para realização da limpeza e desentupimento das bocas de lobo, composta por sete funcionários que utilizam um caminhão basculante para retirada do lixo depositado dentro das bocas, além de um caminhão hidrojato para ajudar na limpeza mais pesada. E a outra equipe faz a troca de tampas, com três funcionários e um caminhão de apoio para o carregamento dos materiais a ser utilizados pelos funcionários”, disse o secretário Ulisses Ramalho.

Dhoje Interior

Esse mutirão específico é sempre realizado no período de estiagem com o objetivo de minimizar os problemas de entupimento dos bueiros durante o período de chuvas. Os serviços de limpeza, desentupimento e troca das tampas vão prosseguir até o final do mês de agosto.

O coordenador do mutirão Antonio Carlos dos Santos informou que até esta terça-feira (27), já foram limpas 350 bocas de lobo, inclusive com o uso do hidrojato finalizando o serviço. “Nossas equipes fizeram um levantamento dos locais e bairros com maior índice de registros e ocorrências de alagamento e entupimento das bocas de lobo que necessitam de limpeza com maior frequência como: Nova Esperança, Cidadania, Santo Antônio, Jardim Antunes, Maria Lúcia, Cristo Rei, Vila Toninho, Cambuí e São Marcos”, disse.

As equipes também estão atuando nas principais avenidas da cidade: avenidas Murchid Homsi, Bady Bassitt, Alberto Andaló, Ernani Pires Domingues, Philadelpho Gouveia Neto, Lotf João Bassitt, Danilo Galeazzi, Solon Varginha e Maria da Silva Dória.

Além da limpeza, o levantamento também apontou a necessidade de troca de tampas em diversos locais. Estão sendo trocadas tampas rachadas ou quebradas em vários bairros e ruas da cidade. “Em média nossas equipes trocam por mês aproximadamente 100 tampas de boca de lobo. De junho até agora já trocamos 165 tampas de concreto reciclado. Esse número ainda vai aumentar pois o mutirão vai até o final de agosto”, explica o coordenador dos serviços.

As tampas são de concreto reciclado derivado de entulhos da construção e, como outros artefatos, são fabricadas pela própria secretaria de Serviços Gerais na Usina de Reciclagem de Entulho da Construção Civil e estão contribuindo para redução de custos e preservação do meio ambiente.

Nos próximos dias, serão feitos arrastões para troca de tampas de concreto nos bairros Nova Esperança, Cidadania, Santo Antônio, J. Antunes, Maria Lúcia, Cristo Rei, Vila Toninho, São Marcos; nas principais avenidas Murchid Homsi, Bady Bassitt, Alberto Andaló, JK, Ernani Pires Domingues, Philadelpho Gouveia Neto e outros locais que forem identificados pelas equipes nas ruas da cidade.

Esse mutirão prossegue até o final do mês de agosto e a expectativa é fazer a limpeza de um total de aproximadamente 600 bocas de lobos.

Da Redação Jornal Dhoje Interior