Mutirão de Qualificação profissional oferece 240 mil vagas em cursos gratuitos

Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento de São Paulo, detalha objetivo do Mutirão_

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (26) o primeiro Mutirão de Qualificação, com a oferta de mais de 240 mil vagas em cursos gratuitos dos programas Via Rápida, Novotec, São Paulo Criativo, SP Tech e Empreenda Rápido. Os cursos virtuais, remotos e presenciais estarão disponíveis nos 645 municípios do estado. O anúncio faz parte do Retomada 21/22.

A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza, Senac, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Sebrae, entre outros. Os cursos estão divididos em dois pilares: qualificação profissional e empreendedorismo, para jovens e adultos.

Dhoje Interior

São mais de 30 opções de cursos em áreas como varejo, gestão, tecnologia, economia criativa e idiomas. As aulas serão realizadas em formato online (teleaula e autoinstrucional) ou presencial. As inscrições estão abertas e são feitas virtualmente.

Segundo Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, os curós serão online e presenciais – sendo que 37 mil vagas são por meio do NovaTec que tem como foco jovens – 63 mil vagas para o Viarápida que atinge o público adulto e pessoas com mais de 50 anos e outras 140 mil vagas Empreenda Rápido em parceria com o Sebrae que tem como público alvo novos empreendedores.

O diretor superintende do Sebra-SP, Wilson Poit, salientou que a entidade tem se empenhado na inclusão produtiva, com a inserção de pessoas no mundo do trabalho, por meio do empreendedorismo. “Esta é, portanto, uma estratégia que permite não somente diminuir a exclusão social, mas também aumentar a produtividade do país. E a capacitação adequada vai propiciar que os empreendedores tenham mais sucesso em seus negócios com ferramentas de gestão adequadas. Com o programa Empreenda Rápido vamos oferecer o conhecimento necessário para dar esse passo”, salientou Poit.

Cursos e inscrições – No pilar de qualificação profissional, são 100 mil vagas em cursos nas áreas de varejo, tecnologia, gestão, economia criativa e idiomas, por meio dos programas Via Rápida, Novotec, SP Tech e São Paulo Criativo. Há opções de aulas online e presenciais. As inscrições estão abertas e serão realizadas de maneira contínua nos sites:

No pilar de empreendedorismo, são 140 mil vagas em cursos de curta duração, por meio do Empreenda Rápido, para apoiar empreendedores no passo a passo para abrir o seu negócio e/ou trabalhar como freelancer. Em parceria com o Sebrae-SP, as aulas têm carga horária de 20 horas e contam com opções online e presencial.  As inscrições já estão abertas e serão realizadas de maneira contínua pelo site www.empreendarapido.sp.gov.br

Sobre as inscrições, os cursos remotos, com aulas ao vivo mediadas por tecnologia, oferecidas pelo Senac e pelo Centro Paula Souza vão até dia 03 de novembro, com previsão de início das aulas a partir do dia 09 de novembro. Os cursos virtuais auto-instrucionais oferecidos com a Univesp, e os cursos para jovens de 14 a 25 anos oferecidos pelos parceiros privados como Education First, Digital Innovation One e Microsoft,  têm inscrições abertas continuamente até todas as vagas serem preenchidas.

Da REPORTAGEM DHoje Interior com informações Gov SP