Movimento ‘Escolas Abertas’ pede equidade entre os alunos da rede municipal de Rio Preto

Neste sábado (31) várias mães, pais e responsáveis se reuniram em frente à Prefeitura de Rio Preto reivindicando a volta às aulas na rede municipal de ensino. Os alunos também participaram da manifestação.

De acordo com Flávia Caputti, uma das organizadoras do ato e administradora do movimento “Escolas Abertas”, explicou ao DHoje que serão apenas quatro aulas presenciais por mês, no máximo. “Esse acolhimento que eles dizem começar no dia 9 de agosto, está permitido desde setembro do ano passado pelo Decreto Estadual e só agora eles (Prefeitura de Rio Preto) vão começar, que é ainda pra ver o nível das crianças. Mas assim, mesmo nessas escolas a criança vai uma vez na semana, então o mês inteiro vai conseguir assistir de três a quatro dias de aulas”.

Dhoje Interior

O principal objetivo do Movimento, segundo Flávia, é a equidade. “Equidade entre as todas as crianças do município. Hoje mesmo voltaram as aulas das escolas particulares, a grande maioria delas já todos os dias e com 100% dos alunos presenciais. Até porque, o decreto atual não fala mais em porcentagem, mas sim, no distanciamento mínimo de 1 metro”, comenta.

Em contato com a assessoria de Educação de Rio Preto, o DHoje questionou, de fato, quando seria o retorno presencial e de que forma isso iria acontecer. A resposta foi um release divulgado no dia 23 de julho com as seguintes datas:

Dia 26/07 – início do planejamento escolar dos professores da rede municipal

De 27/07 a 17/09 – Acolhimento, ambientação e adaptação de forma escalonada para os alunos das creches e educação infantil

De 27/07 a 30/07 – Início da consulta sobre a adesão da merenda na escola e transporte escolar

Dia 9/08 – Início das atividades escolares presenciais para alunos do Ensino Fundamental e EJA com dificuldades de aprendizagem

Dia 30/08 – aplicação da avaliação diagnóstica em rede para avaliar o nível de aprendizagem

27/08 – Prazo final para a consulta de intenção de retomada das atividades presenciais para educação infantil

Dia 20/09 – retorno das atividades presenciais para alunos das creches e educação infantil.

Por Andressa ZAFALON