Menina de 11 anos recebe novo coração no HCM

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto realizou nesta terça-feira (2) o segundo transplante de coração infantil em 2020 e o 9° da história da instituição. Desta vez, a paciente contemplada foi uma menina de 11 anos, moradora de Jaci e que estava internada na instituição há cerca de um mês e meio, aguardando o órgão.

“Ela foi diagnosticada com miocardite, uma doença que causa a disfunção do coração. No caso de crianças é mais difícil encontrar um doador, pois o órgão tem que ter o peso compatível com a idade dela”, explicou Alexandra Siscar Barufi, cardiologista e pediatra do HCM.

Dhoje Interior

De acordo com a médica, o órgão veio de um doador de Sorocaba e levou cerca de três horas do deslocamento do órgão até a finalização da cirurgia. “A cirurgia correu bem. No momento ela ainda está respirando por aparelhos, mas a situação é estável. Agora, ela precisa de bastante repouso”, comentou Alexandra.

Em fevereiro deste ano, um menino de cinco anos também passou por uma cirurgia de transplante de coração bem sucedida. Ele havia sido diagnosticado taquicardiomiopatia, uma disfunção do coração secundária à arritmia, que faz com que o órgão perca a força de contração e aumente de tamanho. Na ocasião, o coração veio do município de Itajaí, em Santa Catarina.

Vinicius Lima