Max Atacadista terá a maior usina solar em telhado do Brasil

O Grupo Muffato está construindo a maior usina solar em telhado do Brasil na nova unidade do Max Atacadista de São José do Rio Preto, localizado na Região Norte da cidade.
A usina solar tem 7,5 mil m² e está sendo instalada no teto do empreendimento com mais de 2.800 placas para captação da luz do sol e capacidade de geração de 1.021,02 Kwp.

Segundo Geferson Luiz Vicari, gerente de expansão do Grupo, essa potência daria para abastecer 650 casas/ano, considerando um consumo mensal médio de 200 KW. “Essa será com certeza uma das maiores usinas solares do mundo e trará uma economia média no consumo de energia elétrica da loja de 71%”, informa. No entanto, o engenheiro responsável pela obra, Murilo Santos, diz que o mercado não será autossuficiente ainda. “A energia acumulada durante o dia não vai atender toda a demanda da noite, mas já vai gerar uma grande economia na conta de luz”, afirmou.

Dhoje Interior

De acordo com Vicari serão 1.075 toneladas/ano a menos de CO2 na atmosfera somente nessa loja, resultado equivalente ao plantio de 6.800 árvores ao ano.
A usina utiliza painéis monocristalinos que são 30% mais eficientes que os policristalinos normalmente utilizados no país e ainda conta com um sistema de inteligência artificial, chamado Lex, para o monitoramento dos equipamentos e de toda a energia gerada.

Eletroposto
Com 20 mil m² de área construída, o Max Atacadista de São José do Rio Preto também terá mais uma novidade do ponto de vista da sustentabilidade: um eletroposto para abastecimento de carros elétricos, que vai ocupar duas vagas do estacionamento da loja.
Será possível abastecer de quatro a 24 automóveis por dia com cargas parciais de 30 a 90 minutos ou carga completa de três horas. “É mais um serviço gratuito que oferecemos aos nossos clientes e uma forma de incentivar o uso de veículos menos poluentes. Estamos nos preparando para o futuro, onde certamente haverá maior consciência ambiental”, conta Vicari. (Colaboração Vinícius Lima)

 

Da REPORTAGEM