Máscaras passam a ser obrigatórias no transporte coletivo

Foto: Claudio Lahos

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), anunciou na live desta segunda-feira (20) que será obrigatório que todos os usuários do transporte coletivo usem máscaras cirúrgicas para entrar nos ônibus e no terminal rodoviário do município a partir da próxima segunda-feira (27). Com a reabertura de alguns setores do comércio na semana passada, a preocupação é de que o número de passageiros também cresça.

A usuária do transporte público, Edinalva Gomes, 47 anos, aprovou a decisão. “Acho essa medida necessário e muito importante, pois cuidamos de nós mesmos e também do próximo”, afirmou.

Dhoje Interior

Além dessa medida, a Prefeitura estendeu a suspenção da gratuidade das passagens de ônibus para idosos em horários de picos. A Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança também afirmou que vai utilizar ônibus da reserva para suprir a demanda desse período. A média de passageiros em Rio Preto antes da quarentena era de cerca de 93 mil. Com as medidas de isolamento, o número caiu para quase 30 mil.

“Uma das nossas maiores preocupações é justamente no transporte urbano, onde ocorre o maio número de aglomerações, tanto dentro dos ônibus quanto no terminal urbano. Gostaríamos de ressaltar que as máscaras podem ser realizadas dentro da própria casa ou com costureiras”, comentou o secretário de saúde Aldenis Borim.

Borim também comentou sobre as medidas de utilização e higienização das máscaras. “Elas são de uso individual e não devem ser divididas com ninguém. Carreguem sempre uma máscara reserva, embrulhada em algum saco plástico, para trocar quando a velha estiver suja ou úmida. Por fim, lavem as máscaras quando chegar em casa, deixando de molho em água potável e água sanitária por 30 minutos”, afirmou.

A Secretaria de Saúde também especificou sobre as produções de máscaras caseiras, devendo ter duas camadas de tecido e ser produzidas de preferência com tricoline, algodão e TNT. A máscara sempre deverá cobrir a boca e o nariz quando utilizada.

Vinicius Lima