Lojas são multadas por venderem produtos sem selo do Inmetro

Quatro lojas do comércio de Rio Preto foram autuadas durante uma fiscalização do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). A ação aconteceu na última sexta-feira (13).

Denominada de ‘Papai Noel’, a operação fiscalizou brinquedos, bicicletas infantis e luminárias do tipo mangueira e pisca-pisca. Foram verificados 43.722 produtos em todo o Estado de São Paulo. Deste total, os fiscais encontraram erros em 1.005.

Dhoje Interior

Em Rio Preto, as irregularidades encontradas foram a falta do selo do Inmetro em brinquedos e, em alguns casos, a ausência do endereço do fabricante ou importador.

O selo do Inmetro é uma garantia ao consumidor de que o produto que está sendo vendido atende todos os requisitos de segurança, previstos pela legislação e que não representam risco à saúde.

Os estabelecimentos que foram autuados pelos fiscais do Ipem-SP têm 10 dias para apresentar uma defesa, podendo ser multados em até R$ 1,5 milhão.

De acordo com o superintendente Ricardo Gambaroni, a operação especial tem o objetivo de tirar de circulação itens que envolvem a segurança de crianças e produtos natalinos sem a devida certificação, colocando em risco a vida da população.

“Intensificamos a fiscalização nestes produtos para que o consumidor não sofra com sérios problemas de acidentes de consumo, permitindo a segurança do uso”, finalizou o superintendente.

Por Vinícius Lopes