Limpeza de jazigos em cemitérios deve ser feita até 6ª feira

Família esteve no Cemitério São João Batista para limpeza de túmulo dos parentes - Foto Claudio LAHOS

As famílias que quiserem fazer limpeza de jazigos para o Dia de Finados nos cemitérios devem ficar atentas porque os serviços poderão ser realizados apenas até a próxima sexta-feira (30).

Como neste período aumenta a movimentação nos cemitérios, a Prefeitura estendeu o horário de funcionamento dos mesmos para que não haja aglomeração no feriado. Mesmo com o horário ampliado, os serviços deverão ser feitos respeitando as regras sanitárias, para evitar contaminação pelo coronavírus.

Dhoje Interior

Em Rio Preto são quatro cemitérios públicos: São João Batista no Jardim Aeroporto, Ressurreição na Vila Ercília, Schmidt e Talhado. A cidade conta ainda com um cemitério particular, o Jardim da Paz.

As recomendações é trajar vestimenta apropriada para a atividade (calçados impermeáveis e luvas de borracha), além da máscara de proteção cobrindo boca e nariz.

O aposentado Waldir Henrique foi com sua esposa, a dona de casa Lourdes Aparecida Espreáfico, e a filha comerciante Valdireni Perpétua Henrique, na tarde desta segunda-feira (26) lavar a túmulo em que está sepultado o pai, a mãe, o irmão e a irmã dele. “Aproveitamos que minha filha estava de folga e nos trouxe”, disse Waldir.

No Cemitério São João Batista, segundo Durval Luís da administração interna, as reformas foram permitidas até esta segunda-feira (26), já pinturas e pequenos reparos até a próxima sexta-feira (30) e limpeza dos jazigos até dia 1, véspera de feriado, dentro do horário de funcionamento do cemitério.

No Cemitério da Ressurreição, na Vila Ercília, a limpeza dos túmulos começou dia 10 de outubro e vai até dia 30, na sexta-feira. No Cemitério Jardim da Paz, o horário de funcionamento do cemitério das 6h30 às 18h, sem data determinada para acabar, segundo informou a administração do cemitério.  Só ressaltam para que não haja aglomerações e todos devem ir de máscara respeitando o distanciamento.

No Cemitério de Engenheiro Schmidt, segundo Arthur Panzarini, da administração do local, reformas e limpezas dos jazigos serão permitidas até dia 30 na sexta-feira, das 7h às 17h. No Distrito de Talhados a limpeza dos túmulos no cemitério seguem as mesmas, até sexta-feira (30) das 7h as 17h.

Horários de funcionamento no Dia de Finados:

  • Cemitério da Ressurreição – Vila Ercília: das 6h30 às 18h
  • Cemitério São João Batista – Jardim Aeroporto – das 6h30 às 18h
  • Cemitério Jardim da Paz : das 6h30 às 18h
  • Cemitério de Schmidt: das 7h às 17h
  • Cemitério de Talhado: das 7h às 17h

Janaína PEREIRA – Redação Jornal Dhoje Interior