Jovens e estagiários perdem espaço no mercado de trabalho em Rio Preto

Foto: Claudio Lahos

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da Covid-19 e uma das consequências do surgimento da doença foi a crise econômica que ela causou. Com isso, o número de oportunidades de emprego diminuiu no município para jovens que buscam a primeira oportunidade de trabalho como Jovem Aprendiz ou estagiário.

No Arprom (Associação Riopretense de Promoção ao Menor) houve uma redução de 28,5% no número de jovens atendidos e de 43,2% dos que tinham emprego. Em 2019, a instituição atendeu 738 adolescentes, sendo que 488 estavam no mercado de trabalho (266 como aprendizes e 222 como estagiários) e 250 frequentavam o curso de capacitação. Já no ano passado foram atendidos 527 adolescentes, sendo que 277 estavam no mercado de trabalho (174 como aprendizes e 103 como estagiários) e 250 matriculados no curso de capacitação.

Dhoje Interior

“No ano de 2019 tivemos números considerados normais, mas em 2020 fomos severamente prejudicados pela pandemia, tendo a suspensão das aulas.  Está novo ano ainda é uma incógnita. A nossa esperança está por conta da vacina, pois hoje o jovem está na ociosidade, sem aulas presenciais na rede pública e com dificuldades para arrumar o primeiro emprego”, afirmou José Vitta Medina, presidente da Arprom. Ele ainda ressaltou que os adolescentes que precisaram ter o contrato encerrado foram realocados em outras empresas.

No CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) também houve queda na geração de oportunidades. De acordo com a assessoria, em 2020 a entidade teve uma redução de 38% no número de ofertas de vagas.

“De modo geral, não há como negar que a pandemia afetou diversos mercados, inclusive o de estágios. Os empresários estão na expectativa de uma vacinação em massa e consequentemente uma retomada na geração de oportunidades. Rio Preto é uma região promissora, que permite a criação de vagas para diversas áreas. É importante que o candidato fique atento e tenha iniciativa para conseguir seu lugar no mercado de trabalho”, afirmou Daniela Sandrini, supervisora do CIEE.

Atualmente o CIEE conta com 189 vagas de estágio e 32 de aprendiz abertas na região de Rio Preto. A expectativa é que até março sejam geradas 1.345 oportunidades de estágio, considerando as vagas que serão repostas e as novas que serão criadas. As vagas podem ser vistas no site https://portal.ciee.org.br/.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior