Janeiro Brasileiro da Comédia encerra neste domingo com dois espetáculos

Espetáculo Retumbantes

Após oito dias em que Rio Preto respira teatro, o domingo (27) será marcado com o encerramento do Janeiro Brasileiro da Comédia e contará com a apresentação de dois espetáculos simultaneamente.

O espetáculo “Retumbantes”, apresentado pela Sanfonástica Produções de São Paulo, capital, te início às 20h no Teatro Paulo Moura e conta a história de quatro artistas que buscam a sua forma de ser e estar no mundo, em ressonância paradoxal entre os seus anseios e a incoerência da existência.

Um homem que perdeu a cabeça, gêmeas siamesas de genealogias diversas e um beatboxer malabarista, têm a música como linguagem de interlocução entre eles e também com o seu entorno. Trata-se de figuras espaventosas que reverberam truques de como inventar formas de existir e ressoar.

A faixa etária recomendada para a peça é livre e tem duração de 50 minutos.

No mesmo horário, porém, em outro local, no caso, na Praça dos Esportes e da Cultura do Distrito de Schimidt, acontecerá a apresentação do espetáculo “Sabiás do Sertão”, da Cia Cênica de Rio Preto.

O espetáculo “Sabiás do Sertão” nasceu de uma pesquisa desenvolvida desde o início da Companhia e tem como objetivo olhar para as histórias que permeiam o ‘povo’. Baseado na história de Cascatinha & Inhana, Sabiás do Sertão traz o circo e o rádio, que foram muito presentes na trajetória da dupla, e a Cia Cênica leva isso para as cenas através de uma companhia ambulante de teatro, com artistas rapsodos que contam, vivem, tocam, dançam e cantam um pouco da vida e muito do rico repertório de toadas, guarânias, rasqueados, boleros, rancheiras e canções imortalizadas nas vozes destes “sabiás do sertão”.

O espetáculo trata, ainda, dos expoentes da música caipira, Cascatinha & Inhana, primeira dupla sertaneja formada por marido e mulher que, em sua trajetória, reverencia com primazia a cultura de raiz, o ser, estar e viver artista, o prazer da canção e do encantamento. A duração é de 70 minutos com faixa etária livre.

Ingressos

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no local de apresentação dos espetáculos, com até uma hora de antecedência.

Por Andressa ZAFALON