Internações e óbitos de idosos com mais 80 anos diminuem em 2021

A Secretaria de Saúde de Rio Preto divulgou os dados da Covid-19 no município durante a live desta sexta-feira (16). Um dos dados divulgados foi a diminuição de 40% nas internações de idosos com mais de 80 anos por conta da síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Em 2020, esse público representava 20,6% das internações e neste ano representa 12,5%.

O número de óbitos nesta faixa etária também sofreu uma queda de 30,5%. No ano passado, 26,6% morreram pela Covid-19, enquanto que em 2021 foram 18,4%. Na contramão, adultos de 30 a 59 anos tiveram um aumento expressivo na mortalidade, chegando a quase dobrar nas faixas de 30 a 39 anos e de 40 a 49.

Dhoje Interior

“Muito dessa queda a gente pode associar sim a vacinação e o efeito dela, mais uma vez corroborando para a importância das pessoas que estão no grupo elencáveis para vacinação procurarem os postos de saúde para receber a sua dose”, afirmou a gerente da vigilância epidemiológica, Andreia Negri.

Ela também falou sobre a queda na média móvel casos após o lockdown, tanto de casos leves, quanto de casos graves. “Tivemos uma redução de 41% nos casos leves 15 dias após o lockdown, ou seja, a medida foi eficaz para dar apoio ao sistema de saúde, para que tivéssemos leitos suficientes para que os pacientes fossem atendidos e dar a melhor assistência para todos. Posteriormente tivemos uma redução de 30% nos casos graves, o que é bastante significativo”, afirmou Andreia.

“O lockdown não é um objetivo por si mesmo e nem o controle da doença, e sim um alívio ao sistema e nisso fomos eficientes. Os óbitos devem começar a cair nos próximos dez dias. Esperamos que o efeito do lockdown, mais o apoio da população reflita isso a curto prazo. Vale ressaltar que as medidas de distanciamento social seguem sendo cruciais. Se ocorrer festas e aglomerações, o nosso esforço terá sido perdido e há a chance de precisarmos de uma nova situação como essa ”, comentou o virologista e professor da Famerp, Maurício Nogueira, em vídeo divulgado na live.

Casos

Nesta sexta-feira (16), Rio Preto registrou 239 casos e nove óbitos, chegando a 64.020 casos (somando já os dados do inquérito sorológico) e 1.766 mortes. O número de curados é de 54.081. O município conta com 667 pacientes internados com Covid-19, incluindo de outras cidades da região, com 376 na UTI e 291 na enfermaria. A taxa de ocupação em UTI é de 89% em Rio Preto e de 89,4% na região.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior