Instituto dos Cegos promove baile de Carnaval

Alunos do IRCT se divertiram durante manhã carnalesca (Foto: Cláudio Lahos)

Para comemorar o Carnaval cheio de folia, com serpentinas, confetes, máscaras, banda, e danças para os alunos, o Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores realizou na manhã desta quinta-feira, dia 20, das 8h às 12h, o Folia IRCT para 120 pessoas.

“Todos os adereços que cada aluno usou, foram eles mesmos que ajudaram a construir isso, então foi um trabalho pedagógico e ficamos 15 dias construindo todo esse material para que hoje pudessem usar junto com toda a equipe”, disse o gerente executivo do instituto, Ramiro Pedro da Silva.

Dhoje Interior

A banda que marcou presença na folia foi a Visão do Coração, que apresentou as principais marchinhas de Carnaval e várias músicas, animando todo o ambiente.

A aluna Maria Lúcia dos Santos, de 53 anos, relatou que a vida mudou após começar a frequentar o IRCT diariamente.

“Antes minha vida era ficar parada, eu não tinha o que fazer, chorava bastante. Após minha irmã me trazer aqui, não consegui mais parar de vir. Aqui tem várias atividades e que me tiraram daquela mesmice de ficar parada. Então gosto muito de vir aqui’’, afirmou.
Ela acrescentou que “nunca me imaginei em um Carnaval. Gosto de dançar, mas de Carnaval não, porém, aqui eu acho super legal”.

“Entre os projetos, nós temos convênios com a Secretaria Municipal de Educação, que atende as crianças. Eles têm aula de música, judô e informática, então, temos sala de tecnologia, e todo o recurso de informática’’, salientou o gerente.

Ramiro destacou que para cada especialidade há um profissional. “Na área pedagógica é mais ou menos três a quatro alunos por um profissional. Aqui não é uma escola e sim damos um reforço escolar. Eles vem com o material que aprenderam na escola e nós ajudamos na tarefa. Temos uma equipe grande”, comentou.

O Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores, fundado em 1º de setembro de 1948, atende pessoas com deficiência visual, residentes em São José do Rio Preto e cidades vizinhas. O IRCT atende mais de 100 municípios, pois é a única entidade para cegos na região, desenvolvendo trabalho de habilitação e reabilitação. Atualmente, a entidade atende cerca de 250 alunos.

“São 71 anos transformando vidas e a nossa proposta de trabalho é justamente fazer com que eles venham nas atividades. E também a proposta é habilitar e reabilitar, reabilitá-los para a vida”, concluiu Ramiro.

SERVIÇO

O Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores fica localizado na rua Dr. Cleu de Oliveiro Roma, n° 200, no bairro Jardim Morumbi. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Verônica MAESTRELLA