Incêndio na região do distrito industrial atinge 9 mil metros de área

Um incêndio na região do distrito industrial, que faz divisa com a Floresta Estadual, na entrada do antigo Instituto Penal Agrícola, neste domingo (11) consumiu uma área de aproximadamente 9 mil metros quadrados de mata. 

Foram atingidos 56,7 hectares de pastagem (equivalente a 60 campos de futebol), no local pertencente à Santa Casa, sendo que as chamas foram controladas e não atingiram a Unidade de Conservação, de acordo com a polícia ambiental. 

Dhoje Interior

“As medidas preventivas já haviam sido feitas, que foi a roçada da área, o que pode ter impedido de passar para o IPA por meio de fagulhas levadas pelo vento, caso o mato estivesse alto”, disse o coronel Lamin da defesa civil. 

“As principais medidas são voltadas à prevenção e a pronta resposta às queimadas por meio da roçada da vegetação lindeira aos espaços especialmente protegidos, tais como Unidades de Conservação (Ecológica Noroeste Paulista), Áreas de Preservação Permanente (APP), Reservas Legais e Fragmentos florestais, assim como aceiros ao longo de vias de acesso movimentadas” ressalta o capitão Daleck, da polícia ambiental.

De acordo com os bombeiros, o princípio de incêndio foi identificado pelas câmeras da Central de Videomonitoramento, o que facilitou o controle do fogo rapidamente. As causas do incêndio estão sendo investigadas. 

A cultura do fogo para eliminar folhas ou vegetação ressequida representa enorme perigo ao meio ambiente, podendo se perder o controle, vindo a atingir a flora e fauna da nossa região. 

 

Maria Paula Andrade – Da Redação Jornal Dhoje Interior