Hoje é dia do padroeiro dos animais e do santo dos pobres

São Francisco de Assis da igreja de Olímpia.

Comemora-se, hoje, 4 de outubro, o dia de São Francisco de Assis. O santo é um dos mais admirados pela comunidade católica romana. É considerado o padroeiro dos animais e da natureza conhecido também por ser o santo dos pobres:

Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 3 de julho de 1182. Filho de pais ricos, aproveitou sua infância e adolescência desfrutando da riqueza e era um jovem vaidoso. No entanto, ao voltar de uma guerra, Francisco de Assis abandonou toda a vida de riquezas e luxo para “desposar a Senhora Pobreza” e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas.

Dhoje Interior

Num desses momentos, ele recebeu uma visão que pedia que sua igreja fosse reconstruída. Assim, começou por aquelas ruínas e atraiu um grande número de jovens que desejavam seguir seus passos. A fim de meditar melhor sobre o mistério do nascimento de Cristo, São Francisco de Assis teria feito figuras representando São José, a Virgem Maria e Jesus, construindo o primeiro presépio, que se tornou tão popular no Natal. Mais tarde, em 1224, enquanto meditava no Monte Alverne, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo. Desta forma se unia a ele aos sofrimentos de sua Paixão.

São Francisco acreditava que para o cristão viver o real significado do Evangelho, deveria abdicar de todos os confortos e seguir à risca a vida de Jesus Cristo. Seguindo seu caminho como peregrino de Deus, Francisco e seus seguidores viajaram por muitas cidades da Europa e África, como o Egito, Chipre, Roma, Síria e outras cidades e lugares considerados sagrados.

O amor de Francisco pelas “obras de Deus”, ou seja, a natureza e tudo que nela está inserido era imenso. Ao abrir mão de toda a sua fortuna, Francisco de Assis se dedicou aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos.

Neste dia, igrejas de todo o Brasil têm programações especiais para comemorar a data. Em Olímpia, na Igreja de São Francisco de Assis, localizada no Jardim Luiz Zucca, a programação especial teve início às 7h, com a oração da manhã. Logo após a exposição do Santíssimo Sacramento até as 18h.

Às 18h, será realizada uma benção aos animais e para encerrar, às 20h, uma missa solene em louvor a São Francisco de Assis com o tema ‘Eucaristia e Vida’, seguida de uma procissão e confraternização.

A preparação em Louvor a São Francisco de Assis começou desde o dia 1° de outubro com missas e celebrações.

A paróquia de São Francisco de Assis de São José do Rio Preto, na Rua Ruither Moreira Rodrigues, 1087, também preparou uma programação especial. A igreja vem realizando uma novena missionária do padroeiro desde o dia 25 de setembro, com missas e bênçãos especiais, direcionadas às famílias, crianças e jovens, caminhadas com os animais, benção aos doentes.

E hoje no dia do padroeiro da paróquia a programação começou às 5h30 com a missa da aurora; às 8h confissões;12h oração dos Ângelus e bênção dos objetos sacros; 13h30 adoração ao santíssimo e missa votiva do Sagrado Coração de Jesus; 19h30 procissão em louvor a São Francisco de Assis e às 20h missa solene e abertura paroquial do ‘Mês Missionário Extraordinário’.

Por Isabela MARTINS