Hemocentro tem metade das doações que precisaria para manter estoque

Foto: Sérgio Sampaio

A Campanha Junho Vermelho tem o objetivo de incentivar a solidariedade quanto a doação de sangue. Conscientizando a população que se trata de um gesto de amor ao próximo. Em Rio Preto o Hemocentro recebe cerca de 2.000 doadores por mês.

Para regular os estoques da nossa região seriam necessários cerca de cem doadores de sangue por dia, totalizando 3.000 por mês. O Hemocentro de Rio Preto recebe cerca de 50 doadores por dia, ou seja, se houvesse um aumento de 50% não faltaria estoque na região.

Dhoje Interior
Nelson Donizete de Freitas

“Estamos recebendo muitos grupos de empresas de Rio Preto, porém, devido à aglomeração não podemos receber grupos grandes de uma só vez,  por conta do momento que estamos passando, então eles vêm aos poucos e realizam a doação. Muitas igrejas e cidades em torno do nosso município também colaboram com doações, principalmente aos finais de semana”, relata Bárbara Cabrera, responsável pela captação do hemocentro.

Nelson Donizete, motorista e agricultor, é doador desde 1997 e desde a primeira vez que doou não parou mais. Para quem quer doar e tem medo, ele deixa um recado: “Para os doadores que têm medo, isso não é necessário. Nosso organismo repõe o sangue em 48 horas, em todo esse tempo que doei  nunca senti nenhuma alteração por ter feito essa boa ação”.

Para ser doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e apresentar documento com foto. Faça a sua boa ação.

Colaborou Maria Paula Andrade