HB terá centro especializado no tratamento de queimados

Um centro especializado no atendimento a vítimas de queimaduras graves será instalado em uma área de 805 metros quadrados, localizada no 1º andar do Bloco D, no Hospital de Base (HB) de Rio Preto. O anúncio oficial deve ser feito nesta quinta-feira, às 10h30, na instituição.

Para dar início à implantação da nova ala, será formalizada durante a cerimônia a doação de R$ 1 milhão da Tereos, segunda maior produtora mundial de açúcar.

Dhoje Interior

O orçamento total da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) é de R$ 7,4 milhões. A estimativa é de que com esses recursos sejam adquiridos equipamentos, instalados consultórios ambulatoriais, sala de curativos, seis quartos com 12 leitos, área de recuperação e apoio para operação da unidade.

Nos últimos dois anos, foram atendidos 486 queimados no HB, o correspondente a uma média de 20 pacientes por mês. Com a UTQ a meta é atender 30 pessoas/mês.

De acordo com a direção do hospital, com a nova ala será suprida a demanda por esse tipo de atendimento médico na cidade. Atualmente, os pacientes com queimaduras graves, após serem estabilizados, são transferidos para centros especializados mais próximos, como o Hospital Padre Albino, em Catanduva.

Da Reportagem