Governo libera quarta dose para maiores de 40 anos

Ministério da Saúde já estuda oferecer a dose de reforço a todos com 18 anos ou mais

O Ministério da Saúde liberou nesta segunda-feira (20) a quarta dose da vacina contra Covid para pessoas com 40 anos ou mais. Em Rio Preto, a Secretaria de Saúde disse que ainda não tem data para o começo da imunização desse grupo. Oficialmente, a Secretaria Municipal ainda não foi comunicada. A Secretaria Estadual informa o imunizante que será aplicado, o número de pessoas que pertencem ao grupo e a quantidade de doses que serão enviadas. O Ministério deve disparar uma nota técnica para as Secretarias Estaduais.

Está em estudo no Ministério da Saúde a possibilidade de aplicar a quarta dose, ou a dose de reforço, em toda a população acima de 18 anos. Por enquanto, apenas as pessoas com mais de 50 anos estão recebendo imunizante e agra estão liberadas para as pessoas com 40 anos ou mais. A Saúde pensa em ampliar a imunização por causa do aumento de casos em todo o país. No entanto, a letalidade após a vacina é baixa. A 4ª dose para todos acima de 18 anos depende de estudos e notas técnicas dentro do Ministério.

No último sábado (18) o país registrou em torno de 20 mil novos casos e a média móvel de mortes cresceu quase 15%. As autoridades têm relatado ainda que em torno de 82% das pessoas que vão para a UTI em decorrência da doença não tomaram a vacina ou não receberam a dose de reforço. Em Rio Preto, a dose de reforço para o grupo com 50 anos ou mais está sendo dada das 7h30 às 15 nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Da REPORTAGEM.