Golpe usa falsa pesquisa do Datafolha para clonar WhatsApp

Um aposentado de 64 anos, morador do bairro Vila Imperial, procurou a Delegacia da Polícia no domingo (07) afirmando ser vítima de estelionato após uma falsa pesquisa feito sobre o COVID-19.

Segundo o depoimento, durante à tarde do final de semana a vítima recebeu uma ligação informando uma pesquisa para o Datafolha com algumas perguntas sobre o Corona Vírus. O aposentado respondeu se já foi infectado pelo vírus, se teve sintomas e outras perguntas relacionadas ao tema.

Dhoje Interior

Após a ligação a vítima recebeu uma mensagem que solicitava a confirmação e validação para a pesquisa feita por ligação. Segundo o aposentado depois do SMS contatos do seu perfil no whatsapp começaram a receber mensagens para executar operações importantes.

OUTRO CASO –Um policial militar de 50 anos compareceu a Central de Flagrantes no último sábado (06) após receber mensagens em seu celular que identificaram movimentações bancárias em seu cartão de crédito.

De acordo com a vítima nenhuma das movimentações feitas naquela tarde foram feitas por ele, e que não informou suas informações e nem autorizou ninguém a fazê-los.

Após as mensagens o policial bloqueou o seu cartão e informou que não possui interesse em continuar com o caso.

Colaborou – Bruna MARQUES – Redação Jornal DHoje Interior