Festival destaca cultura negra na programação desta sexta-feira

Nesta sexta-feira (23), o Festival Multicultural Abrasasas terá como tema a cultura negra. O festival está funcionando de forma totalmente virtual pelo youtube ou pelo instagram @festivalabrasas. Não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição para acompanhar a programação, que é totalmente gratuita e aberta para quem quiser assistir.

Apesar do Abrasasas estar em sua reta final, toda a programação dos dias anteriores está disponível no youtube para ser assistida abertamente. As gravações foram realizadas no começo de fevereiro e contaram com todos os tipos de seguranças recomendados pelas agências sanitárias e também pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Dhoje Interior

“O Abrasasas Festival Multicultural é uma realização da produtora cultural Mililitros de Arte e é uma homenagem ao Abrasasas, primeiro filme de longa metragem rio-pretense com projeção nacional que tem autoria dos irmãos Rita e Reinaldo Volpato”, relata Marcus Vinicius de Marchi, diretor assistente do festival.

O projeto Abrasas Festival Multicultural está sendo realizado nesta semana, do dia 21 ao dia 24 de abril, com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministro do Turismo, Ministério do Turismo e Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO DA SEXTA FEIRA (23)

16h – Oficina de bonecas Abayomi (Ao vivo no instagram @festivalabrasasas)

18h – Abertura

18:30h – Sarau Poético (Com Ubirathan do Brasil – Convidado: Lagartixa)

19h – Roda de Conversa: Arte, cultura e negritude

Mediador: Reinaldo Volpato

Convidados: Ari Candido Fernandes (Cineasta), Manoel Messias (Professor e poeta), Darok Viana (Presidente do Conselho Afro de São José do Rio Preto)

21h – Apresentação Musical (Com MAESTRIA DO SAMBA)

22h – Exibição de filmes

Filme: O Rito de Ismael Ivo (2003)

Direção: Ari Candido Fernandes

 

Filme: O moleque (2004)

Direção: Ari Candido Fernandes

 

Filme: Jardim Beleléu (2009)

Direção: Ari Candido Fernandes

 

Exibição de filmes de arquivo sobre Aristides dos Santos

(Acervo MIS Rio Preto em Foco)

Colaborou Maria Paula Andrade