‘Festa de Um Povo’ é oficializado Hino do Festival do Folclore de Olímpia

O Professor Wadão Marques (in memorian), Um dos compositores da musica

O Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia agora conta com um Hino Oficial que retrata a representatividade da festa e da cidade para a preservação da cultura popular brasileira.

Trata-se da música “Festa de Um Povo”, de composição dos olimpienses in memoriam Edward Marques da Silva – o Professor Wadão, e Décio Luiz Eduardo Pereira – o Decinho Pereira, que foi divulgada como música-tema do 53º FEFOL, em 2017.

A transformação da canção em hino foi uma indicação da Associação Olímpia Para Todos, direcionada ao prefeito Fernando Cunha que, ciente da importância cultural da obra e seus compositores, enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores, propondo a instituição da música como Hino Oficial. A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão de segunda-feira, dia 11, e a Lei Nº 4.784/22 foi publicada nesta quarta, 13, no Diário Oficial Eletrônico.

Segundo a indicação, a música retrata toda a diversidade do folclore brasileiro que é mostrada nos festivais de folclore de Olímpia. “É uma música que ficou gravada nas mentes e corações dos olimpienses e que mostra a riqueza da outra imagem da cidade de Olímpia: a Capital Nacional do Folclore”, diz a justificativa do projeto.

A proposta visa ainda fazer uma homenagem aos artistas compositores que tanto representam a cultura local e deixaram um significativo legado para a cidade e para o Festival do Folclore, eternizando-os na história de Olímpia.

Professor Wadão, como é carinhosamente lembrado, foi músico, poeta, escritor, produtor, cantor, compositor e realizou um memorável trabalho junto à Educação municipal e ao FEFOL. Decinho Pereira foi um de seus inúmeros parceiros, que também se destacou localmente, sendo o fundador e musicista da escola de samba Sem Compromisso, a mais tradicional de Olímpia.

O material completo, com a gravação da música, a letra e a cifra, será disponibilizado pela Prefeitura para ampla divulgação e utilização, reservados todos os direitos autorais e vedado o uso para fins lucrativos.

(Colaborou Luiz Felipe Possani)