Evento em Rio Preto discute a importância da tecnologia na solução dos problemas urbanos

Nesta quinta-feira (29), a partir das 17h, acontecerá o evento “Cidades Inteligentes (Smart Cites) Tendências, Cases Reflexões”, organizado e promovido pela Prefeitura, Parque Tecnológico, Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) e Acirp (Associação Comercial e Empresarial) de Rio Preto.

O tema deste ano será o uso cada vez mais generalizado e intenso da tecnologia na solução de problemas urbanos, na elaboração de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida nas cidades e na gestão dos recursos e na infraestrutura.

Dhoje Interior

“Será uma discussão de alto nível neste momento do avanço da inovação tecnológica, especialmente para a melhoria dos serviços prestados à população, ampliando a conexão entre o poder público, os órgãos municipais e a comunidade em áreas como mobilidade, economia, governança e meio ambiente”, afirma o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orlando Bolçone.

“Uma das principais definições de Cidade Inteligente (ou Smart City) é a de um ecossistema urbano inovador, caracterizado pela utilização maciça de tecnologia e inovação na gestão municipal. Vamos tratar de projetos em elaboração e das ações que já foram implantadas com sucesso em cidades brasileiras”, explica Gilberto Mariano, vice-presidente do Conselho gestor do Parque Tecnológico.

O evento será realizado no modelo híbrido, aberto ao público de forma virtual, gratuita, por meio da plataforma do Youtube, e contará com a participação do prefeito Edinho Araújo, do vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Orlando Bolçone, do presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, do vice-presidente do Conselho Gestor do Partec, Gilberto Mariano, e do diretor-presidente da Apeti, Marcelo Lourencin, de forma presencial. No modo virtual, participarão o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Florianópolis, Marcos Lichtblau, do PHD em Ciência, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Campinas, Newton Frateschi, do diretor de políticas públicas da prefeitura de São José dos Campos, Peter Ribeiro, e do subsecretário de Inovação e Tecnologia da prefeitura de São Caetano do Sul, Luiz Morcelli.

Da REDAÇÃO