Estudantes já podem inscrever projetos na 13ª Feteps

Alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais têm até 31 de agosto para se inscrever na 13ª edição da Feira de Tecnologia do Centro Paula Souza (Feteps). O evento está com inscrições abertas pelo site da feira para alunos matriculados em escolas de educação profissional de nível Médio e Superior Tecnológico nacionais e estrangeiras. A apresentação virtual dos projetos começa em 11 de outubro.

Entre as novidades desta edição está a adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), para nortear os projetos, que devem apresentar uma resposta a essas metas. No passado, os trabalhos tinham de se encaixar em um dos 11 eixos temáticos definidos pela organização. “A equipe organizadora entende que na mente inquieta dos estudantes pode haver muitas soluções para essas questões tão importantes”, explica a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS), Lucília Guerra.

Dhoje Interior

Outra novidade é que, a partir de agora, os alunos serão os protagonistas de sua participação no evento e ficam com a responsabilidade de escolher a equipe e o orientador e propor um tema. Diferentemente do que era feito até a última edição, será possível formar times compostos por estudantes de unidades e cursos diferentes e juntar no mesmo grupo estudantes de Etecs e Fatecs.

Para inspirar e ajudar professores e alunos na tarefa de construir soluções inovadoras e apresentá-las na feira, a organização da Feteps lançou uma websérie, com oito episódios, disponível no YouTube. Entre os temas apresentados em vídeo estão ferramentas que funcionam como filtros de eficiência para os projetos: Canvas, Golden Circle, Mapa de Empatia, Avaliação de viabilidade pelos princípios da Economia Criativa, Design Thinking, 5W2H e Análise Swot.

Também está aberto o processo de seleção para professores de Etecs e Fatecs que desejem participar da Feteps como avaliadores dos projetos. As inscrições também devem ser feitas pela internet.

Confira o calendário da Feteps:

Até 31 de agosto – Inscrição dos projetos, envio da versão eletrônica em PDF e do link de apresentação no Youtube;

4 de outubro – Divulgação dos projetos selecionados para
mostra virtual;

De 11 de outubro a 24 de novembro – Mostra virtual;

1º de dezembro – Divulgação dos projetos premiados;

8 de dezembro – Evento de premiação.

 

 

 

Da REDAÇÃO 

Fonte: Governo do Estado de São Paulo