Estação Ferroviária de Rio Preto está sendo revitalizada

Reforma Estação Ferroviária. 09/07/20. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

As obras de reforma e revitalização da Estação Ferroviária de Rio Preto seguem em ritmo avançado. Dividida em duas fases.

A primeira que já está sendo executa concentra-se na parte do prédio existente ao lado do final da Avenida Alberto Andaló.

Dhoje Interior

E a segunda será a execução do serviço na estrutura da Estação localizada ao lado da Rua Bernardino de Campos.

A Estação receberá nova pintura, piso e cobertura de maneira que o conceito arquitetônico histórico original seja mantido, já que o prédio é tombado pelo CONDEPHACT Municipal e, portanto, não pode sofrer alterações em sua estrutura física. 

As obras se iniciaram no mês de junho, quando foram demolidos pisos e paredes internas, removidos revestimos cerâmicos e reboco solto das paredes, retirados vidros antigos e quebrados para recuperação das janelas e vitrôs, foram também removidas esquadrias metálicas que estavam fora do padrão do prédio, assim como caixas metálicas de ar condicionado e portas danificadas para substituição. Foi realizada a execução de compartimentação interna do prédio com fechamento em alvenaria, recuperação do reboco interno e corte das paredes para instalações hidráulicas. 

Custo – A obra total tem valor de R$ 1.517.027,91 e prazo de conclusão de 180 dias. A empresa vencedora da licitação foi a Constroeste.

Verba – Do total investido R$ 1,3 milhão é fruto de emenda parlamentar do então deputado federal e agora prefeito Edinho Araújo. 

História – A Estação Ferroviária de São José do Rio Preto, situada na Praça Paul S. Harris, construída em estilo Art Déco, foi inaugurada em 1941. O prédio é símbolo do desenvolvimento econômico do município. A partir da Estação, a cidade se desenvolveu transformando-se nas décadas seguintes na metrópole regional, reconhecida em todo o Brasil.

 Secretaria – A Secretaria de Desenvolvimento e Negócios em Turismo, hoje na Avenida Alberto Andaló, será transferida para a Estação Ferroviária assim que as obras de reforma e revitalização forem concluídas.

Da Redação Jornal DHoje Interior