Especialista explica como empresários podem cobrar devedores na pandemia

De acordo com dados divulgados pelo Serasa Experian, atualmente existem cerca de 5,45 milhões de MPEs inadimplentes. Em maio, após quatro altas consecutivas, o indicador recuou 0,4%.

Por outro ângulo, do lado das pessoas físicas representadas pelas famílias brasileiras, o percentual de endividados chegou a 67,1% em junho, segundo a Pesquisa de Endividamento Nacional do Comércio (CNC).

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Para Caio Katayama, sócio fundador da Ótris Soluções Financeiras, rede de franquias especializada em recuperação de crédito de forma humanizada, o dono de uma empresa que tem um dinheiro a receber precisa primeiro identificar o perfil de quem é o seu verdadeiro cliente.

“O inadimplente é aquele que sempre pagou em dia, mas por algum problema financeiro deixou de honrar com aquele compromisso. Mas existem três perfis que não são e é preciso ter cuidado para não quebrar o seu negócio”, comenta.

Segundo o especialista em finanças existem quatro perfis de consumidores. O primeiro deles é o que de fato é seu cliente, que gosta do seu produto ou serviço, não reclama e não quer perdão da dívida, mas sim condições para pagar.

O segundo é aquele que gasta mais do que tem (descontrolado). De acordo com Caio, para que este pague o valor devido é preciso algum esforço por parte do credor.
“Em terceiro e quarto, existem o consumidor que simplesmente não quer pagar e aquele que age de má fé. Em alguns casos, ele chega a utilizar documentos falsos para fazer uma compra”, explica.

Para efetuar a cobrança, o CEO da Ótris sugere que seja feito um movimento interno inicial de acordo com o perfil. “Faça um contato amigável e ofereça condições para que este cliente possa quitar os débitos em atraso. Se isso não funcionar, pense em buscar ajuda”.
Neste caso, ele recomenda que o empresário busque uma empresa especializada em recuperação de crédito, sobretudo, em casos mais graves.

Da REDAÇÃO