Escolas estaduais de Rio Preto voltam aulas presenciais para 26,8 mil alunos

Divulgação

Parte das escolas da rede estadual de São Paulo vai voltar a receber 100% dos alunos todos os dias da semana a partir desta segunda-feira, 18.

Em Rio Preto são 26.823 alunos da rede estadual em 40 escolas (37 urbanas e 3 rurais).  A rede privada de ensino conta com 26.155 alunos.

Dhoje Interior

Embora tenha determinado a obrigatoriedade do retorno presencial a todos os alunos, a medida só poderá ser cumprida na rede a partir do dia 3 de novembro, quando não será mais necessário manter o distanciamento entre os estudantes.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, apenas 24% (1.251 das 5.130) das escolas têm estrutura para atender a todos os alunos e consegue garantir o distanciamento de 1 metro exigido pelas regras de combate à Covid-19.

Nas demais, onde isso não é possível por falta de espaço físico, as aulas seguem em esquema de rodízio até o início de novembro.

A exigência também vale para as escolas privadas, mas elas terão prazos definidos pelo Conselho de Educação para se adaptarem.

No caso das municipais, a maioria das prefeituras tem autonomia para decidir. Somente em cidades menores, que não têm Conselho de Educação próprios, devem seguir a determinação do estado e retornar nesta segunda.

A cidade de Ribeirão Preto é uma das que manterá o esquema híbrido até ao menos o final do mês.

Na capital paulista não há obrigatoriedade, mas a partir do dia 25, as unidades poderão receber a todos os alunos sem distanciamento.

No início de agosto, o governo estadual liberou o retorno às aulas presenciais com 100% ocupação respeitando os protocolos sanitários, o que em algumas unidades exigiu revezamento de grupos.

Apesar da autorização, o envio do estudante para a sala de aula era facultativo aos pais. Na ocasião, as prefeituras também tinham autonomia para definir as datas e regras de abertura.

Da Redação