Enem reúne hoje 11 mil estudantes em Rio Preto

A estudante Tawany Varela, 17 anos, será uma das que vai prestar o Enem. Arquivo PESSOAL

Neste domingo (17) acontece a primeira etapa da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o país. No primeiro dia serão aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e a redação. A prova é utilizada como critério de avaliação para quem deseja ingressar em uma universidade pública.
Ao todo, foram mais cinco milhões de brasileiros inscritos para realizar o exame. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), São José do Rio Preto conta com 11.137 inscritos.
A estudante Tawany Varela, 17 anos, será uma das que vai prestar o Enem, com o objetivo de entrar no curso de medicina. De acordo com ela, a preparação foi totalmente diferente neste ano por conta da pandemia.
“Esse ano foi muito difícil. O ritmo acabou sendo diferente, mas os professores nos deram total apoio. Estou fazendo a revisão do conteúdo desde o início de dezembro e venho praticando fazer os exercícios com máscara para treinar para o dia da prova”, afirmou.

A máscara será item obrigatório nesta edição do Enem, além de precisar presentar um documento oficial original com foto e de ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O participante deverá utilizar a máscara durante todo o período da prova, podendo ser retirada apenas para comer e beber. Caso não use a máscara, o candidato será eliminado.

Dhoje Interior

Quem for diagnosticado com covid-19 ou apresentar sintomas da doença, ou de outra infectocontagiosa até a realização do exame deve comunicar o Inep pela Página do Participante e pelo telefone 0800 616161. Esses candidatos terão direito de participar da reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 13h. A prova começa às 13h30 e o tempo máximo de permanência é até 19h. A segunda etapa do Enem acontece no outro domingo (24/01) e terá questões de Matemática e Ciências da Natureza. Já os exames digitais acontecem nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Datas e horários Enem 2020

Vinicius LIMA – [email protected]