Empresário rio-pretense se recupera de falência investindo em servidor do GTA

A pandemia do coronavírus impôs diversas dificuldades econômicas para os empresários, com muitos deles tendo que fechar as portas no período. Um dos setores mais afetados foi o do turismo, já que muitas viagens foram suspensas e as pessoas passaram a ficar isoladas em casa. Por conta dessa crise, o empresário de Rio Preto Vinicius Del Rio precisou fechar as agências de viagem que tinha na cidade.

“Eu tinha duas agências de viagem e como não havia perspectiva de melhora, eu e meu sócio decidimos pelo fechamento, já que estava difícil de manter. Com isso, tivemos que demitir todos os funcionários”, afirmou Vinicius.

Dhoje Interior

Depois de ter encerrado a empresa, Del Rio conseguiu dar a volta por cima com um investimento um tanto incomum. Jogando uma partida online de GTA, jogo mundialmente famoso em que o jogador controla criminosos, ele conheceu o programador mineiro João Victor Zanolli e juntos decidiram reativar um servidor de Role Play que estava desativado desde 2018.

O Role Play é considerado uma versão mais realista do jogo base, com os jogadores interpretando papéis comuns dentro da cidade, sem seguir a temática de “vida criminosa”, famosa na franquia GTA. Por conta disso, os jogadores que podem atuar nesse servidor passam por uma espécie de entrevista antes de ter o acesso liberado.

“Diferente do GTA tradicional, o Role Play tem uma proposta mais realista e as entrevistas são com o objetivo ver qual função o personagem vai exercer para ver se ele será admitido na cidade”, comentou.

Lançado em março deste ano, a cidade virtual Brasil Capital adaptou vários conceitos da cidade de São Paulo dentro do game. Em pouco mais de seis meses, já soma 19 mil usuários cadastrados, a maioria do Estado de São Paulo.

Embora o ingresso no jogo seja gratuito, os jogadores podem utilizar dinheiro real para comprar armas, carros e imóveis dentro do jogo. Outra forma encontrada de monetizar o projeto foi através de parcerias com outras empresas. Em julho, a Forma Turismo, empresa especializada em viagens de formatura, realizou um evento patrocinado no Brasil Capital.

“Muitas pessoas fazem lives jogando o Role Play, que chegam a bater 15 mil visualizações, algo que chama atenção das empresas. Antes eu só tinha a visão de um jogador comum, mas como administrador vejo que é um bom negócio. Para mim tem sido até melhor do que a agência financeiramente”, comentou Vinicius.

Para entrar no Brasil Capital, a pessoa precisa ter comprado o jogo base do GTA V no computador. Depois, basta acessar o link https://discord.com/invite/brasilcapital, onde através do Discord poderá agendar uma entrevista.

Girando a roda da economia

O interesse por jogos on-line também impacta outros setores da economia. Júlio César Martins possui uma loja de eletrônicos conhecida como “Oficina do Notebook” há quase 15 anos em Rio Preto e atua no mercado há quase 30. Ele contou que houve um aumento de 50% na procura por computadores.

“Como muita gente teve que trabalhar em home-office ou assistir aulas online, a procura por computadores cresceu. Muitos também compraram peças para montar o PC Gamer, que virou uma atividade popular entre os jovens durante o isolamento social”, afirmou.

Ele também contou que a procura por computadores seminovos foi a que mais cresceu. “Os preços de peças, notebooks e computadores aumentou muito, então as pessoas estão optando por seminovos que são mais baratos. Eu diria que nesse segmento cresceu em quase 100% na pandemia”, comentou Júlio.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior