Em Cedral: Oficina conserta brinquedos usados que serão doados para crianças carentes

Junior Mauad do Projeto Ioiô restaura brinquedos velhos para doar a crianças carentes - Foto Arquivo Pessoal

O Projeto Ioiô de Cedral , região de Rio Preto faz a alegria da criançada durante o ano inteiro, mas principalmente na época do Natal. Um barracão se transformou em uma oficina de brinquedo, uma espécie de filial regional da fábrica do “Bom Velhinho”, só que não é comandada pelo Papai Noel e sim pelo coordenador do projeto Júnior Mauad.

A arrecadação de brinquedos usados é muito importante para que o projeto continue existindo, já que sempre precisa de novas doações.

Dhoje Interior

E tudo começou porque Junior Mauad é voluntário da ação Xô Dodói e todas as semanas visitava o Hospital da Criança de Rio Preto, animando os pacientes no processo de recuperação. Um dia ele teve a ideia de pedir brinquedos usados aos amigos para doar as crianças. Depois dessa iniciativa, ele começou a receber muitas doações e ai surgiu a inspiração de restaurar os brinquedos, carrinhos, bonecas, jogos, bicicletas, que seriam jogados no lixo.

Junior então arrecada, recupera e doa brinquedos para crianças carentes que não tem condições financeiras de comprar um brinquedo.   As reformas acontecem durante o ano todo, mas no Natal os trabalhos são reforçados, já que essa é a época que as crianças mais esperam por presentes.

Além de Junior o projeto conta com a ajuda de mais 12 voluntários. “Recebemos doações e arrumamos os que necessitam de reparos. Não nos preocupamos com datas festivas”, afirma.

Junior conta que atendem qualquer pedido que chega até o projeto,  tanto de instituições como individuais. Segundo ele, muita gente joga fora o brinquedo porque está muito velho, sujo ou quebrado. E no projeto não importa se não tem conserto, tudo é aproveitado, as peças servem para fazer outro brinquedo.

Cerca de 300 brinquedos são restaurados por mês na oficina, e nos últimos 10 anos, 15 mil já ganharam um novo lar e fizeram a felicidade de muitas crianças.

Os brinquedos que serão doados no Natal já estão sendo reformados, depois de transformados, os brinquedos são doados para instituições.  “A estimativa deste ano deve ser de 8.000 brinquedos doados”, completa Junior.

Quem tiver algum brinquedo que não tenha mais utilidade, não jogue fora doe para o Projeto Ioiô, é só levar até o barracão que fica Rua Pedro Puia, S/N Estância Quinta das Paineiras  em Cedral. O contato do Junior é 17 99716-0338.

Janaína PEREIRA – Redação Jornal DHoje Interior