TSE dá preferência de votação a idosos pela manhã e amplia tempo em 60 minutos

Cardeal Leme é um pontos de votação de Rio Preto portões serão abertos às 7 horas no dia da eleição_Cláudio_LAHOS_DHojeinterior

Na tentativa de evitar aglomerações e preservar os eleitores o horário de votação no dia 15 de novembro será ampliado em 1 hora nas eleições deste ano sendo das 7 às 17 horas.

Por sua vez as pessoas que tem mais de 60 anos, e são do grupo de risco para a Covid-19 terão preferência de votarem nas três primeiras horas do pleito das 7 às 10 horas.

Dhoje Interior

A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança, evitar aglomerações no dia da votação e distribuir melhor o fluxo de pessoas nos locais de votação.

O horário foi definido com a ajuda de uma consultoria técnica feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que envolveu matemáticos e sanitaristas, e vale tanto para o 1º  turno do pleito, no dia 15 de novembro, quanto para o segundo, no dia 29 do mesmo mês, onde houver. Quase 148 milhões de eleitores estão aptos a participar das Eleições Municipais.

Alerta – O TSE conta com a compreensão dos eleitores que não se encontram na faixa etária de risco para não irem votar nessas horas iniciais e deixem para ir votar entre as 10 e às 17 horas, se possível. Eventuais acompanhantes ou outros eleitores com idade inferior a 60 anos que cheguem aos locais de votação nesse período não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar, respeitando a preferência para os mais velhos.

Máscaras – Será obrigatório o uso de máscara facial pelo eleitor, para que possa entrar e permanecer na seção eleitoral. A medida também vale para os mesários, que, além das máscaras, utilizarão face shields (protetores faciais).

Da REPORTAGEM DHoje Interior com informações TSE