Eleição para novo presidente da OAB Rio Preto será nesta quinta

Votação nesta quinta-feira ocorre na sede da OAB Rio Preto na avenida Brigadeiro Faria Lima

Expectativa em torno da definição do nome do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Preto que deve ser conhecido nesta quinta-feira, 25. Ao todo 6.070 advogados estão inscritos na subseção da cidade. Os magistrados representam uma região com 12 municípios das comarcas de Rio Preto, Nova Granada, Palestina e Potirendaba.

A votação, pela primeira vez, ocorrerá por meio do uso de urnas eletrônicas da própria Justiça Eleitoral. Serão dois votos, o primeiro, com dois dígitos, para a escolha da chapa que vai compor a presidência da OAB São Paulo. O segundo, com cinco dígitos, vai definir o candidatado da subseção de Rio Preto.

Dhoje Interior

A votação ocorre nesta quinta em todas as subseções do Estado, das 9h às 17h. Em Rio Preto, a votação será na sede da OAB, na avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.853, Vila São José. O voto é obrigatório, com pena de multa. A chapa eleita assume a entidade em 1º de janeiro de 2022 para um mandato de três anos (triênio) – 2022 a 2024.

No final de 2020, o Conselho Federal da OAB aprovou a paridade de gênero e cotas raciais de 30% para a nova entidade. Com isso, as cotas para mulheres que antes eram de 30% aumentaram para 50% e passaram a valer não apenas para a chapa como um todo, mas também para cargos de diretoria.

Na subseção de Rio Preto, três chapas compostas por cinco advogados cada uma foram inscritas para concorrer ao comando da entidade no próximo triênio – 2022 a 2024.

A chapa que tem como candidato à presidência o atual vice-presidente da subseção, Henry Atique, leva o apoio do advogado Marcelo Henrique, à frente da entidade no momento. A advogada Izabela Fantazia da Sila Rejaili é candidata a vice-presidente, junto com Davi de Martini Júnior para secretário-geral, Nayara Ferreira dos Santos como secretária-adjunta e Robson Pedro de Toledo para tesoureiro.

A segunda chapa é composta pela advogada Lucineia dos Santos, como candidata à presidência, ao lado do candidato a vice, Homaile Mascarin do Vale. Para as vagas de secretários geral e adjunto, a chapa traz Moacir Venancio da Silva Junior e Fernando Célico Conceição. Para tesouraria, a candidata é Rosângela Leila de Souza. Ela é ex-secretária de Saúde de Olímpia, ex-funcionária da Prefeitura de Rio Preto, ex-presidente de conselho e secretários municipais de Saúde.

O advogado Luiz Fernando Corveta Volpe encabeça a terceira chapa, ao lado da candidata a vice-presidente Clairi Mariza Carareto. Para secretário-geral, o candidato é o advogado Eder Serafim de Araújo. Izabella Tayar Augusto é a candidata à vaga de secretária-adjunta e Nugri Bernardo de Campos para a vaga de tesoureira.

Raphael Ferrari – Dhoje Interior