Educação marca para 9 de agosto retomada gradual das aulas presenciais

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou no início da tarde desta sexta-feira (23) a retomada das atividades escolares de forma opcional, segura e gradual a partir do próximo dia 9 de agosto.

Terão prioridade no atendimento os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos – EJA (entre 6 e acima de 15 anos) com baixo rendimento, dificuldades de aprendizagens e que não deram devolutivas regulares das propostas e atividades. Esse atendimento poderá ser organizado de forma individualizada e/ou por agrupamentos de até 35% e respeitando o distanciamento de 1,5m. Serão desenvolvidas atividades de recuperação e aprofundamento das aprendizagens com esses alunos.

Dhoje Interior

Os alunos matriculados nas creches e nas escolas de Educação Infantil (0 a 5 anos) deverão ser recebidos pelas unidades escolares para acolhimento, ambientação e adaptação de forma escalonada. As aulas para esse segmento deverão ser retomadas a partir do dia 20 de setembro, após todos os professores terem recebido a segunda dose da vacina contra a covid-19.

“Todos os alunos passarão por uma avaliação diagnóstica, para sabermos o nível de aprendizagem e quais conteúdos precisam ser reforçados. Estamos trabalhando para um retorno gradual das atividades, seguro, opcional e eficaz. Estamos dando um grande passo e para isso contamos com o apoio das famílias e dos profissionais da Educação”, afirmou a secretária de Educação Fabiana Zanquetta.

Pesquisa

Entre os dias 23 de junho e 7 de julho, a Secretaria de Educação realizou uma pesquisa on-line com pais e responsáveis por alunos da rede municipal de ensino, sobre o retorno das aulas presenciais.

Ao todo participaram 15.314 pais ou responsáveis, totalizando 19.275 alunos. A grande maioria deles, 70,1%, respondeu que quer o retorno das aulas presenciais, outros 29,9% disseram que não encaminhariam os filhos à escola.

O resultado da pesquisa deste ano revela uma mudança de opinião em relação à mesma pesquisa realizada em setembro de 2020, quando 74,9% dos 15.446 responsáveis disseram ser contra o retorno presencial e apenas 25,1% eram favoráveis.

Merenda e transporte escolar

Os pais de todos os alunos da rede serão consultados sobre a necessidade de alimentação na escola e se precisarão do transporte escolar para participar das atividades presenciais.

Os alunos do Ensino Fundamental e EJA poderão se alimentar na escola, a merenda será servida para todos os alunos que fizerem essa opção. Para os alunos das creches e Educação infantil continuará sendo oferecido o kit-alimentação.

O transporte escolar será disponibilizado para as famílias que necessitarem e que atendam aos critérios estabelecidos.

Datas importantes

Dia 26/7 – início do planejamento escolar dos professores da rede municipal
De 27/7 a 17/9 – Acolhimento, ambientação e adaptação de forma escalonada para os alunos das creches e educação infantil
De 27/7 a 30/7 – Início da consulta sobre a adesão da merenda na escola e transporte escolar
Dia 8/8 – aplicação da avaliação diagnóstica em rede para avaliar o nível de aprendizagem
Dia 9/8 – Início das atividades escolares presenciais para alunos do Ensino Fundamental e EJA com dificuldades de aprendizagem
27/8 – Prazo final para a consulta de intenção de retomada das atividades presenciais para educação infantil
Dia 20/9 – retorno das atividades presenciais para alunos das creches e educação infantil.

Da REDAÇÃO