Edinho acata pedido de antecipação da vacina para motoristas do transporte público

O Presidente do Sindicato dos Motoristas de Rio Preto, Daniel Rodrigues, se reuniu com o Prefeito Edinho Araújo na manhã desta terça-feira (20) para falar sobre o pedido da categoria. Pedido esse, inclusive, que foi motivo de protesto na segunda-feira (19) dentro do Terminal Urbano.

A reivindicação é para que a vacinação dos motoristas do transporte púbico seja antecipada, haja vista que eles atuam na linha de frente lidando diretamente com o público.

Dhoje Interior

“O resultado da reunião foi positivo e o Prefeito acatou o nosso pedido. Ontem nós estivemos no Terminal conversando com os trabalhadores e conscientizando eles da importância da vacina”, explica Daniel.

Na reunião, o Presidente do Sindicato passou para o Prefeito a decisão do Governo Estadual, resultado de uma reunião na noite desta segunda-feira (19) do Presidente da Federação, Valdir Pestana, com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Vinholi.

“Tivemos uma reunião com o Estado na noite desta segunda-feira (19) cobrando esta vacina. A reunião se iniciou às 19h e terminou por volta das 23h com a notícia de que os motoristas seriam incluídos no plano de vacinação. No próximo dia 22 o Estado estará reunido junto com outras lideranças, para criar um cronograma de vacinação dos nossos trabalhadores”, comenta Daniel.

O Sindicato se propôs a entrar em contato com as empresas, para, assim que a vacina seja liberada, todos os motoristas já estejam cadastrados. “Cedemos o antigo prédio da academia do Sindicato para ser adequado para essa vacinação. O prefeito, junto com o Secretário de Saúde, disse que vai fazer uma visita até o nosso prédio, vai avaliar se lá é possível montar um posto de vacinação. Se não for ali, provavelmente iremos vacinar nossos trabalhadores na Swift”, frisa o Presidente do Sindicato.

O Estado já havia sinalizado a vacinação dos condutores de metrôs a partir do dia 11 de maio e agora vai organizar para os motoristas de transporte público. “De imediato serão vacinados somente os motoristas de transporte urbano de Rio Preto e, assim que estes forem vacinados, começaremos os intermunicipais e rodoviários. Somando todos dá em torno de mil trabalhadores”, ressalta Daniel.

Vale lembrar que os motoristas de ônibus praticamente não pararam durante esse um ano de pandemia, com exceção dos cinco dias de lockdown, por determinação do Executivo.

Por nota, a Prefeitura confirmou o apoio à vacinação dos motoristas. “O prefeito Edinho Araújo e o secretário de Saúde do município Aldenis Borim manifestaram, em reunião na manhã desta terça-feira (20), total apoio ao pleito do Sindicato dos Motoristas de Rio Preto, que solicita a vacinação dos motoristas do transporte urbano e suburbano, por considerar que o exercício dessa atividade implica em riscos de contaminação pela Covid-19”, diz trecho da nota.

“A tendência é destinarmos um local exclusivo para atender aos motoristas, e o sindicato e as empresas definiriam a logística para o comparecimento dos motoristas”, disse o Secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim.

Durante coletiva na tarde desta terça-feira, o Governador João Doria anunciou que a vacinação dos motoristas será a partir do dia 18 de maio.

Por Andressa ZAFALON